O melhor pedaço da Maçã.
iOS 17

Conceito: iOS 17 com pacotes de ícones e sideloading

Ainda falta um bom tempo para junho — quando provavelmente acontecerá a WWDC23, evento no qual a Apple tradicionalmente apresenta as futuras versões dos seus sistemas operacionais —, mas já estamos vendo conceitos do iOS 17 circulando por aí.

Publicidade

Um dos mais interessantes que vimos recentemente é esse do canal do YouTube Kevin Kall (the Hacker 34), o qual imaginou um iOS mais aberto e trilhando um caminho que cada vez mais se aproximaria do nível de personalização que existe no Android atualmente.

A primeira opção de customização aparece sutilmente logo no início do vídeo. Na Tela Bloqueada, haveria novos ícones de atalho no lugar dos de acesso rápido para a lanterna e a câmera, os quais não podem ser trocados hoje em dia.

O iOS também ganharia pacotes de ícones, os quais permitiriam alterar facilmente os ícones do sistema. O vídeo, inclusive, mostra dois pacotes extras: um com os ícones no estilo do macOS (com relevo e sombra) e outro com os antigos ícones do próprio iOS (anteriores ao iOS 7).

YouTube video

A Central de Controle é outra parte que ganharia uma maior possibilidade de personalização, a qual poderia ocorrer fora do app Ajustes e adicionaria opções e controles não disponíveis atualmente.

Publicidade

A maior “abertura” do sistema, no entanto, seria a possibilidade de instalação de aplicativos fora da App Store. O conceito, inclusive, mostra um arquivo de Fortnite (.ipa) sendo instalado com facilidade diretamente do app Arquivos.

Um caminho sem volta?

Embora seja difícil enxergar o iOS com esse nível de personalização, a Apple deu alguns passos nesse sentido nos últimos anos — seja com o lançamento dos widgets ou com a nova Tela Bloqueada, que chegou com o iOS 16.

Publicidade

O sistema da Apple também adotou outros recursos que a empresa relutou por muito tempo em lançar, como o Picture-in-Picture (PiP) e a Tela Sempre Ativa. Nesse conceito, o YouTuber imaginou a chegada de mais alguns, como a Split View e widgets interativos.

Provavelmente não veremos ícones do macOS tão cedo nos nossos dispositivos móveis, mas a possibilidade de instalar apps de fora da App Store é cada vez maior — embora seja difícil imaginar uma facilidade de instalação como a do conceito.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

YouTube: como compartilhar um vídeo a partir de um trecho

Próx. Post

Consumidores perdem ação pelo #batterygate na Coreia do Sul

Posts Relacionados