O melhor pedaço da Maçã.
App Store em iPad e iPhone

44% dos dispositivos móveis ativados na semana anterior ao Natal foram da Apple, revela pesquisa

O período das festas de fim de ano é, sem dúvidas, aquele em que as fabricantes de todos os segmentos desfrutam de vendas mais fortes e consistentes; nesse sentido, é um período propício para analisarmos quais empresas foram as mais bem-sucedidas do ano, pois podemos olhar para um microcosmo da recepção anual dos seus dispositivos.

Publicidade

Seguindo essa lógica, a Apple teve um 2017 excelente, se a métrica for essa pesquisa da Flurry. A firma de estatística fez um levantamento de todos os dispositivos móveis (smartphones e tablets) ativados globalmente na semana anterior ao Natal e concluiu que, nesse universo, 44% (quase a metade!) deles têm uma Maçã estampada em alguma parte das suas carcaças.

Pesquisa de ativação de smartphones na semana do natal de 2017, Flurry

Como é possível ver pelo gráfico, a única outra empresa que conquistou uma fatia superior a dois dígitos nos dispositivos ativados na semana de 19/12 a 25/12 foi a Samsung, com 26%; em seguida, vem a Huawei, com 5%, e um empate técnico entre Xiaomi, Motorola, LG e OPPO, todas com 3%. A chinesa Vivo veio em seguida, com 2%.

Publicidade

É bom notar que os 44% conquistados pela Apple são os mesmos do ano passado, indicando uma solidez do desempenho da empresa no mercado global. A Flurry fez ainda uma separação dos dispositivos Cupertinianos mais ativados na semana em questão, colocando o iPhone 7 com a maior fatia (15,1%), o iPhone 6 com a segunda maior (14,9%) e o iPhone X em terceiro lugar (14,7%). Com isso, vemos a força dos dispositivos mais antigos (e baratos) da Maçã — especialmente em mercados emergentes, que contribuem fortemente para esses números.

Pesquisa de ativação de smartphones na semana do natal de 2017, Flurry

Por fim, é interessante ver também a distribuição de dispositivos ativados na semana do Natal por tipo. O gráfico abaixo evidencia o crescimento formidável da popularidade dos chamados phablets, enquanto mostra a morte lenta e gradual dos tablets pequenos; telefones “médios” também perdem popularidade a cada ano enquanto os telefones “pequenos” já sumiram completamente do mapa.

Pesquisa de ativação de smartphones na semana do natal de 2017, Flurry

·   •   ·

Publicidade

Por fim, apenas como uma nota relacionada, a Localytics fez uma pesquisa parecida de ativação de dispositivos, mas referente apenas ao mercado dos Estados Unidos e apenas no fim de semana do Natal. É bom notar também que a métrica levada em conta pela Localytics é o salto do número de ativações dos dispositivos no fim de semana natalino em relação às semanas anteriores, ao contrário do levantamento da Flurry, que é uma divisão por fatias básica.

Publicidade

O resultado foi o seguinte:

Pesquisa de ativação de smartphones na semana do natal de 2017, Localytics

Surpreendentemente, os dispositivos Pixel 2, do Google, conquistaram o primeiro e o segundo lugares da pesquisa, com 38,61% do universo para o modelo menor e 31,41% para o XL. O iPhone X veio em seguida, com 28,72%, e os cinco dispositivos seguintes também são da Apple: iPhone 8, iPhone 8 Plus, iPad Pro de 12,9″, iPad (quinta geração) e iPad Pro de 10,5″. Só depois de todos esses temos dois modelos da Samsung, o Galaxy Note8 e o S8.

Intrigante, não?

via TechCrunch

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Dica: como postar Live Photos em forma de Boomerang nas Stories do Instagram

Próx. Post

MacMagazine no Ar #260: polêmica dos iPhones mais lentos, apps do iOS no macOS, Apple Watch com ECG, jailbreaks e mais!

Posts Relacionados