O melhor pedaço da Maçã.

iFixit destrincha os AirPods Max e os compara com rivais

Desmonte dos AirPods Max

Como de praxe, sempre que um novo produto da Apple chega ao mercado, a iFixit vai lá e coloca suas mãos (ou melhor, ferramentas) sobre eles. A última novidade, como sabemos, são os AirPods Max, novos fones de ouvido sem fio over-the-ear da Maçã.

Publicidade

Embora tenha demorado um pouco muito para divulgar o desmonte completo dos AirPods Max (tudo começou ainda em 2020 — antes do Natal — mas só foi concluído agora), a iFixit — não surpreendentemente — analisou minuciosamente cada detalhe dos novos fones e, ainda, os comparou com dois grandes concorrentes: o Bose NC 700 e o Sony WH-1000XM4.

Exterior

Por fora, os AirPods Max são uma “bela peça de engenharia”, segundo a iFixit. À parte do acabamento em alumínio anodizado e tecido telado e respirável, os fones de ouvido apresentam algumas peças que já são bem conhecidas: Digital Crown e porta Lightning.

O raio-X do AirPods Max mostrou que os fones de ouvido têm duas células de bateria — ambas localizadas no mesmo lado. A iFixit também notou alguns pontos de solda e fios perto das baterias, mas nenhum conector — o que indica que as baterias podem ser facilmente substituídas.

Publicidade

Segundo a iFixit, a Digital Crown dos AirPods Max (que serve para aumentar/diminuir o volume, controlar a reprodução e ativar a Siri) tem 3x o tamanho da peça dos Apple Watches.

Digital Crown dos AirPods Max

Já na parte inferior do fone do lado esquerdo, há uma porta Lightning, a qual pode ser usada tanto para conectar um dispositivo aos AirPods Max quanto para carregá-los.

Entrada Lighting dos AirPods Max

Ainda ao redor de ambos os lados dos fones, existem quatro microfones (oito, ao todo) para os modos Cancelamento Ativo de Ruído e Ambiente.

Interior

Se os AirPods Max, por fora, não são “nada demais”, por dentro eles são o pesadelo perfeito da iFixit — a começar pelo raio-X dos fones de ouvido, que mostram várias peças engenhosa e milimetricamente encaixadas.

Raio X dos AirPods Max

Além de serem presos por parafusos (os quais não devem ser totalmente removidos, apenas sutilmente girados), há peças que estão conectadas por fios — então, se você puxá-los de uma vez, poderá acabar arrebentando tudo.

Drivers dos AirPods Max

Com os parafusos removidos e o driver para fora, é possível vislumbrar a bateria dos AirPods Max em toda a sua glória. Ambas as células estão localizadas no mesmo lado do fone de ouvido (direito), ligadas por um único cabo.

Bateria dos AirPods Max

A iFixit identificou que as baterias são fabricadas pela Sunwoda, as quais fornecem uma capacidade total de 664mAh e 2,53Wh de energia a 4,35V — semelhante aos 2,39Wh nos fones de ouvido sem fio Bose NC 700, que também prometem cerca de 20 horas de escuta. Já o Sony WH-1000XM4s oferece um tempo de reprodução mais longo, de 30 horas, uma vez que possui uma bateria de 4,1Wh.

Publicidade

No coração dos AirPods Max está a placa lógica — nesse caso, o dispositivo possui dois corações, um em cada lado. Aqui, a iFixit elogiou a Apple pelo trabalho feito no silício, que conta com dois chips H1, acelerômetro e uma série de conversores/condutores/amplificadores de áudio.

Placa lógica dos AirPods Max

Em ambas as laterais, a dobradiça eletromecânica da Apple também foi elogiada pela iFixit. Segundo eles, a Apple usa um cabo flexível envolvente na parte rotativa da dobradiça, com um tipo de sistema de roteamento inteligente e alívio de tensão integrado — alternando para contatos de mola para a conexão com a faixa de cabeça.

Dobradiça dos AirPods Max

A iFixit ressalta, porém, que há um truque: apesar da complexidade da dobradiça, é possível destacar toda a faixa de cabeça do AirPods Max com apenas uma ferramenta de remoção de cartão SIM ou clipe de papel, sem nem mesmo precisar abrir o protetor de orelha.

Reparabilidade e comparação

A iFixit finalizou dizendo que, no geral, os AirPods Max “lembram mais um relógio mecânico do que um par de fones de ouvido”.

Apesar de sua complexidade e de um procedimento de abertura do fone de ouvido repleto de parafusos e adesivos estranhos, os primeiros fones de ouvido [circum-auriculares] da Apple são na verdade bastante úteis — se você tiver todas as ferramentas e estiver disposto a trabalhar um pouco.

Além disso, eles disseram que, após destrinchar os AirPods Max, conseguiram “entender melhor” o preço cobrado pelos fones de ouvido. Nesse sentido, embora as opções da Sony e da Bose sejam mais em conta, o artesanato do dispositivo da Maçã “faz com que os concorrentes pareçam brinquedos”.

Dito isso, eles deram uma nota de reparabilidade 6 (de 10) para os AirPods Max, elogiando o material usado e a facilidade com que algumas peças podem ser removidas/substituídas.

Por outro lado, eles criticaram o extenso uso de ferramentas para desmontar completamente os fones (até mesmo para os padrões da iFixit), além do uso de adesivos e solda em algumas peças, complicando o reparo em alguns casos.


Comprar AirPods Max de Apple Preço à vista: R$5.931,00
Preço parcelado: R$6.590,00 em até 12x

NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Cartões do BTG+ ganham compatibilidade com o Apple Pay [atualizado 4x]

Próx. Post

Grid emoldura os presentes perfeitos para fãs de iPhones

Posts Relacionados