O melhor pedaço da Maçã.
Adobe Fresco

Adobe dá mais detalhes do seu futuro app de pintura para iPad, o Fresco

mencionamos aqui rapidamente o projeto Gemini, da Adobe, que prometia levar a expertise da gigante dos softwares a um aplicativo de pintura e desenho para iPads. Pois hoje é o vosso dia, meus caros artistas digitais: a empresa revelou o nome definitivo do app, Fresco, e compartilhou mais detalhes sobre ele.

Publicidade

O nome do app já diz mais ou menos como ele vai funcionar: a Adobe está se baseando na técnica do afresco, que consiste em aplicar tinta diluída sobre uma camada de gesso ou argamassa ainda fresco, favorecendo a fixação dos pigmentos. Frequentemente, vemos afrescos em paredes, tetos e murais de grandes construções históricas — basta pensar nos pintores renascentistas, como Michelangelo e a sua Criação de Adão.

Para fazer com que suas tintas digitais se comportem mais ou menos da mesma forma que acontece na vida real, a Adobe está — claro — usando boas doses do Sensei, seu robô de inteligência artificial. Com isso, a empresa criou os Live Brushes, em que os pigmentos terão um comportamento muito mais natural e realista; ao pintar uma seção de vermelho e uma adjacente de amarelo, por exemplo, você poderá ver as bordas das seções interagindo e formando um tom de laranja.

O Fresco será disponibilizado para iPads, com foco em usuários com Apple Pencils (ou Logitech Crayons). Além dos pincéis padrões do app, usuários poderão baixar opções distintas de um repositório e mesmo importar os que já usam no Photoshop; o aplicativo terá, naturalmente, todas as ferramentas comuns para desenho e pintura, como camadas, máscaras, seleção, edição de formas e muito mais.

Publicidade

YouTube video

A Adobe ainda não revelou qual será o esquema de comercialização do app; espera-se que todas as suas ferramentas sejam disponibilizados para assinantes da suíte Creative Cloud, mas a empresa afirmou que “todos com o hardware certo poderão desenhar e pintar com o Fresco gratuitamente” — o que tanto pode sinalizar que o app será gratuito quanto pode ser um indicativo de que a empresa liberará somente alguns recursos de forma gratuita.

Por ora, aguardemos.

via AppleInsider

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Bolsonaro estuda redução de impostos que afetaria produtos da Apple

Próx. Post

Review: Logitech Crayon e Slim Folio para iPads de 5ª e 6ª gerações

Posts Relacionados