O melhor pedaço da Maçã.

Chromebooks superaram fatia de mercado dos Macs em 2020

Os computadores da Maçã também cresceram, mas não no mesmo ritmo
Konstantin Savusia / Shutterstock.com
Chromebook da ASUS

A este ponto, não é novidade para ninguém que os Macs tiveram um bom 2020: a pandemia do novo Coronavírus (COVID-19) catalisou um grande ciclo de trocas e de novos usuários para os computadores de Maçã, e vários modelos viram números de vendas bem maiores do que em anos anteriores.

Publicidade

No mundo dos computadores pessoais, entretanto, a maior onda positiva não é dos Macs — e sim dos Chromebooks.

Segundo dados divulgados recentemente pela IDC, os computadores rodando Chrome OS superaram a fatia de mercado global dos Macs pela primeira vez ao longo de 2020 — no acumulado do ano, os Chromebooks atingiram um market share de 10,8%, enquanto os Macs ficaram com 7,5%. O Windows, como de costume, nadou de braçada, com 80,5%.

A análise bruta dos números, entretanto, não conta a história toda: dando uma olhada na progressão das fatias de mercado ao longo dos trimestres de 2020, podemos concluir que o Windows foi quem mais perdeu terreno entre os três sistemas operacionais. O macOS cresceu bastante, de 5,8 para 7,7 pontos percentuais entre o primeiro e o quarto trimestre (com um pico de 8,4% no terceiro período).

Fatia de mercado dos computadores pessoais em 2020

Mesmo assim, o Chrome OS foi o “vencedor” do ano simplesmente porque ganhou mais terreno que os rivais, disparando de 5,3% no primeiro trimestre para 14,4% no último. Reflexo, claro, das novas necessidades de trabalho e (especialmente) ensino remoto, duas áreas em que os Chromebooks — com seu sistema extremamente leve e as máquinas mais baratas, leves e acessíveis — chamam bastante a atenção. No geral, segundo a IDC, as vendas desse tipo de dispositivo cresceram 400% ao longo do ano.

Publicidade

Ainda não sabemos como a Apple reagirá a essa notícia — a princípio, Macs e Chromebooks navegam em partes muito distintas do mercado de computadores pessoais, e nada indica que a Maçã tentará capturar essa parcela do público procurando por opções mais em conta (embora eu ainda esteja sonhando com a ideia do “Mac Nano”).

A Microsoft, por outro lado, já tem sua carta na manga: o Windows 10X, uma versão limitada do Windows 10 que se assemelhará ao Chrome OS em uma série de aspectos e deverá ser lançada ainda este ano.

Publicidade

A briga vai ser boa, pelo visto.

via GeekWire

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Primeiro malware para Macs com chip M1 é detectado

Próx. Post

Canadense pula em água congelante para recuperar iPhone XS Max… com sucesso!

Posts Relacionados