O melhor pedaço da Maçã.

Diretor da Microsoft: “Ethereum será a nova App Store em 2 anos”

Shutterstock.com
Ethereum

A rede blockchain descentralizada Ethereum deverá crescer a ponto de se transformar na “nova loja de aplicativos” em apenas dois anos, o suficiente para fazer frente à App Store. Pelo menos é o que acha Yorke Rhodes, diretor de transformação digital da Microsoft.

Publicidade

Ele acredita fortemente que isso acontecerá devido a algumas vantagens do Ethereum em relação à loja de aplicativos da Apple, como o fato de ele ter taxas baixas (enquanto a App Store dá à Apple uma participação nos lucros dos aplicativos) e também devido à sua descentralização.

Rhodes, ao que tudo indica, acredita que as novas tecnologias de autenticação e criptografia da rede, aliadas ao advento e expansão do Metaverso, deverão contribuir para um crescimento exponencial do Ethereum como plataforma de aplicativos, o que o tornaria competitivo com a loja da Apple.

O Ethereum não tem bloqueio de aplicativos pela Apple, nenhum ponto único de controle por uma grande empresa e o ETH é distribuído, descentralizado, com login único em aplicativos e também pode ser usado para pagamentos, verificação de identidade e comércio.

Atualmente, embora o grande foco do Ethereum seja o de criptomoedas (a Ether é a segunda com maior de mercado, inclusive), a rede também já tem uma espécie de loja de aplicativos — que funciona com muitas interfaces controladas por diferentes entidades, e não como uma grande loja única.

Não é bem assim, mas…

Isso, no entanto, está longe de significar que Rhodes acertará em sua previsão. De acordo com o Trustnodes, a atuação da Ethereum nesse mercado atualmente não passa de nicho, de modo que em dois anos é muito improvável imaginar que a rede ameace (que dirá ultrapasse) a loja da Apple.

Publicidade

Porém, errar a previsão não significa errar a tendência. Isso porque existem pessoas construindo aplicativos no Ethereum, que por sua vez tem uma loja de aplicativos a qual tem vantagens relevantes em relação ao modelo atual adotado pela Apple e pelo Google.

Portanto, não é difícil imaginar que, a longo prazo, a tendência apontada pelo diretor se concretize. Isso porque os padrões da internet mundial estão se modificando, bem como o protocolo padrão para identificação de propriedade (que deverá migrar para um de forte criptografia e de código aberto).

Publicidade

Dessa forma, é provável que o futuro reserve um mundo onde cada aparelho e até veículo deverá ter um endereço único (como um endereço eth[ereum]), efetivando a tendência de que tudo será construído com base em criptografia. Nesse sentido, a App Store terá que se adaptar a esse modelo para sobreviver.

Não é que o Ethereum viraria “a nova App Store”, e sim que a loja da Maçã passaria a ser apenas um aplicativo dentro desse novo universo, usando esse novo protocolo.

Isso não significa que esse novo mundo venha a ser, necessariamente, baseado no Ethereum, mas atualmente o sistema é o que mais se aproxima do modelo de blockchain descentralizado e público que é visto como sendo o futuro da internet.

Publicidade

Tim Cook, vale recordar, já sabe bem que novos tempos e novos padrões são cada vez mais iminentes — tanto é que ele fez questão de deixar claro que já investiu em criptomoedas, depois de tantos anos em silêncio.

via TudoCelular.com

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

★ Promoção de Natal: assine a NordVPN por R$16,79/mês

Próx. Post

Apple inicia testes do iOS 15.3, do iPadOS 15.3, do watchOS 8.4 e do tvOS 15.3

Posts Relacionados