O melhor pedaço da Maçã.

Tim Cook rebate acusações de greenwashing em entrevista

O CEO1Chief executive officer, ou diretor executivo. da Apple, Tim Cook, concedeu recentemente uma entrevista à revista Brut. na qual rebateu as acusações de que a Maçã estaria praticando greenwashing ao afirmar que alguns de seus produtos já são totalmente neutros em carbono. Ele também comentou os bastidores da empresa e seus esforços pessoais para tornar o planeta um lugar mais sustentável.

Publicidade

A conversa aconteceu em um data center da Apple na Dinamarca, o qual é mantido funcionando com a ajuda de uma série de placas fotovoltaicas. Essa, vale notar, é a primeira vez que a empresa convida alguém da imprensa para visitar a instalação.

Cook teve que responder uma pergunta polêmica logo de cara: “Você realmente acha que precisamos de um iPhone novo todo ano?” Essa questão, é claro, está ligada à ideia de que, caso a gigante de Cupertino realmente quisesse ser considerada verde, diminuir o ciclo de atualizações dos seus dispositivos seria um bom começo — desincentivando, assim, o consumo desenfreado.

Acho que ter um iPhone todos os anos é ótimo para aquelas pessoas que o desejam. E o que fazemos é permitir que as pessoas troquem seus telefones. E então revendemos esses telefones se eles ainda estiverem funcionando. E se não estiver funcionando, temos maneiras de desmontá-lo e pegar os materiais para fazer um novo iPhone.

Ao ser perguntando como o iPhone deverá se parecer daqui a 20-30 anos (isso se, convenhamos, ele sequer existir), o CEO preferiu dar uma resposta evasiva, afirmando que a Apple é uma empresa “muito secreta” com os seus produtos. Entretanto, ele acredita sim que o aparelho terá um impacto bem menor no meio ambiente:

Publicidade

Acho que será neutro em carbono. Acho que obviamente estará muito à frente de onde está atualmente, mas não gostaria de lhe contar todos os nossos segredos a esse respeito. Direi apenas que, do ponto de vista ambiental, será neutro em carbono.

Ao ser criticado por usar o termo “neutro em carbono” repetidas vezes, Cook defendeu a ideia, dizendo que no caso da Apple isso significa “tomar uma ação” em vez de simplesmente investir em formas baratas e não tão efetivas assim de diminuir a pegada de carbono:

Eu convidaria qualquer pessoa para ver como estamos definindo isso em nosso negócio, porque o que estamos fazendo é trabalhar duro para reduzir drasticamente nossa pegada e, então, neutralizar seja lá o que sobrou com compensações de alta qualidade, como florestas e pastagens manejadas que extraem carbono da atmosfera.

Quando indagado sobre as acusações de greenwashing — prática que ele chamou de “repreensível” —, Cook listou as conquistas da Apple em sustentabilidade em seus produtos como uma “prova real” de seus avanços:

O fato de termos reduzido drasticamente o transporte aéreo para o transporte marítimo na pegada de transporte. Esta é uma ação. O fato de que estamos encolhendo as embalagens para que mais dessas coisas caibam em um palete. Esta é uma ação fundamental. Estamos eliminando os plásticos. Todas essas coisas são ações que tomamos e todas elas resultam em um relógio neutro em carbono. E até 2030, teremos produtos neutros em carbono em todos os níveis.

Por fim, ao ser perguntando sobre o que faz no dia a dia para contribuir com essa meta, Cook listou alguns de seus hábitos:

Publicidade

Eu dirijo um carro elétrico. Tento evitar plásticos e garrafas plásticas. Eu reciclo. Eu faço compostagem. Todas essas coisas que tento fazer, tudo o que faço, tento o meu melhor para fazer algo que tenha menor pegada de carbono.

A entrevista completa pode ser conferida nessa página em formato de vídeo, o qual possui cinco minutos de duração.

via 9to5Mac

Notas de rodapé

  • 1
    Chief executive officer, ou diretor executivo.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

mophie lança estação de carregamento com suporte MagSafe ajustável

Próx. Post

iOS 17 pode apresentar instabilidade na conexão com redes Wi-Fi

Posts Relacionados