O melhor pedaço da Maçã.

Kuo: produção do “Apple Glass” poderá começar em 2026-27; dispositivo usará “metalens”

Conceito de “Apple Glasses” por Eunho Kim
Conceito de "Apple Glasses"

Na sua mais recente rodada de previsões, o analista Ming-Chi Kuo disse que a Apple estaria planejando substituir as tradicionais lentes de plástico em sensores e câmeras mais baratas pelas chamadas “metalens” — lentes planas que usam nanoestruturas para focar na luz. Essa tecnologia, segundo ele, ajudaria a empresa a cortar custos e diminuir a espessura dos componentes em seus dispositivos.

Publicidade

Ainda segundo o analista, a intenção da Maçã é iniciar a produção em massa dessas lentes em 2024 para usá-las como uma proteção para os sensores do Face ID no iPad Pro. Caso tudo corra como planejado, a empresa também deverá levar essas lentes para os iPhones em 2025 ou 2026, embora esta segunda opção seja a mais provável.

O maior objetivo da empresa com o desenvolvimento das “metalens”, no entanto, seria usá-las no “Apple Glass”, os supostos (e aguardadíssimos) óculos de realidade aumentada. Embora rumores do início do ano indiquem que a Apple teria “adiado indefinidamente” o lançamento do produto, de acordo com Kuo, é possível que a sua produção em massa se inicie entre 2026 e 2027 “no mínimo” — ou seja, um pouco mais tarde do que o previsto por Jeff Pu.

Para o analista, a previsão é de que as “metalens” passem a se tornar algo mais comum no mercado entre os anos de 2028 e 2030. Dispositivos como o “Apple Glass” e headsets de realidade virtual estão entre as principais aplicações para a tecnologia.

Publicidade

No entanto, os investidores devem estar cientes de que, nos próximos anos, as metalens substituirão gradualmente as lentes de plástico existentes em aplicações de detecção 3D.

Por fim, a TSMC e a VisEra são apontadas por Kuo como as principais fornecedoras de “metalens” para a Apple, sendo que a segunda é hoje a principal beneficiária. A Goertek, por sua vez, é atualmente a principal fabricante desse tipo de componente no mundo e, segundo Kuo, poderá se beneficiar bastante do investimento da Maçã nesse tipo de tecnologia.

Aguardemos, portanto.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Desenvolvedores para Mac já adotaram ChatGPT e SwiftUI em suas rotinas

Próx. Post

Apple quer usar cobalto 100% reciclado em baterias até 2025

Posts Relacionados