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Apple Arcade

Executivo explica como o Apple Arcade buscou inovar no mercado de jogos

O Apple Arcade, serviço de jogos da empresa, celebrará seu quinto aniversário neste ano. Mais do que nunca, a plataforma é prova da resiliência e de um crescente apelo em um mercado competitivo, inicialmente dominado por modelos free-to-play.

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Diante desse marco, o diretor sênior do Apple Arcade, Alex Rofman, conversou com o Digital Trends analisando a evolução do serviço e destacando a visão que levou a plataforma a alcançar grandes sucessos.

Rofman explicou que a criação do Apple Arcade foi motivada pela vontade de manter vivas as experiências de jogos de alta qualidade em dispositivos móveis, que estavam perdendo espaço para os jogos free-to-play.

Tenho certeza de que você está ciente de como era o cenário dos jogos para dispositivos móveis há cinco anos, quando os jogos premium, que ajudaram a definir nossa plataforma, não tinham mais espaço com o surgimento dos jogos gratuitos suportados por anúncios e com opções de compras no aplicativo.

Queríamos realmente garantir que esses jogos continuassem existindo para os clientes, porque há muitas pessoas de todas as idades que sentem que os jogos gratuitos não são adequados para elas.

Ainda de acordo com o executivo, o serviço tem permitido que desenvolvedores se concentrem na criatividade e na qualidade dos jogos e se despreocupem com a pressão sobre as estratégias de monetização.

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Buscamos desenvolvedores do mundo todo. A orientação para eles era “nos tragam um jogo incrível”. Não se preocupem com o modelo de negócios. Estamos mitigando o risco para vocês com o modelo de negócios do Apple Arcade. Se concentrem apenas em criar algo maravilhoso para os clientes.

O sucesso da plataforma também está ligado à sua integração com outros serviços e produtos do ecossistema da Maçã, como o pacote de assinatura Apple One e o Apple Vision Pro, melhorando sua proposta de valor.

Vimos muito interesse dos parceiros do Apple Arcade em desenvolver conceitos desde o início, como vimos com Super Fruit Ninja, e também de desenvolvedores que conseguem encontrar maneiras criativas de adicionar um elemento espacial aos seus jogos.

Com os jogos que escolhemos para o lançamento, queríamos mostrar diferentes aspectos da plataforma para ajudar a estabelecer um padrão elevado para a comunidade de desenvolvedores em geral abraçar.

Apesar dos desafios de gerenciar a propriedade intelectual e a exclusividade, Rofman garante que os desenvolvedores mantêm seus direitos, enfatizando o papel do Apple Arcade como uma plataforma de suporte — e não restritiva.

Quando um jogo deixa o Apple Arcade, nós não retemos nenhum direito sobre ele. Não é nossa propriedade intelectual. O desenvolvedor sempre tem a liberdade de levá-lo à App Store, ao Steam, ao Switch ou a consoles.

Por fim, prestes a celebrar mais um ano, o Apple Arcade tem demonstrado o esforço da Maçã em fortalecer o mercado de jogos premium para celulares. Com estimativas de bons resultados, o serviço promete manter seu crescimento por algum tempo.

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O Apple Arcade conta com mais de 200 títulos no acervo (livres de propagandas ou compras internas), os quais podem ser acessados por até cinco membros de um Compartilhamento Familiar por iPhones, iPads, Apple TVs e/ou Macs. O serviço de jogos custa R$14,90 por mês e também faz parte do pacote de assinaturas da empresa, o Apple One.

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via AppleInsider

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