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Executiva da Microsoft critica mudanças da Apple na UE: “Direção errada”

FellowNeko / Shutterstock.com
Microsoft e Apple

Após declarações de empresas como Epic Games e Spotify, temos agora a primeira crítica vinda de uma pessoa com posição de destaque na Microsoft às novas regras propostas pela Apple para se adequar às exigências da Lei dos Mercados Digitais (Digital Markets Act, ou DMA) da União Europeia.

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Presidente da divisão da empresa responsável pelo Xbox, Sarah Bond compartilhou uma publicação do CEO 1Chief executive officer, ou diretor executivo. do Spotify sobre o tema, acrescentando aquela que é a provável visão da Microsoft sobre o assunto. Para ela, que defende “plataformas abertas e maior concorrência”, a Apple está dando “um passo na direção errada” com suas medidas.

Acreditamos que conversas construtivas impulsionam a mudança e o progresso em direção a plataformas abertas e maior concorrência. A nova política da Apple é um passo na direção errada. Esperamos que eles ouçam o feedback sobre o plano proposto e trabalhem para um futuro mais inclusivo para todos.

As críticas à Apple, vale recordar, se baseiam principalmente na decisão da empresa de criar uma cobrança de 0,50€ (a Core Technology Fee, ou CTF) por cada instalação ou update de aplicativos feita por um usuário — a partir do primeiro milhão. Isso, é claro, caso os desenvolvedores optem por aderir às novas regras na União Europeia e continuem distribuindo seus aplicativos pela App Store.

Críticos afirmam que a empresa está, de certa forma, “forçando” alguns desenvolvedores a permanecer no sistema atual, visto que principalmente aplicativos que seguem o modelo freemium (como o Spotify, por exemplo) poderão ter que pagar bem mais caro caso saiam do “guarda-chuva” da App Store.

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A Microsoft, particularmente, tem motivos a mais para se mostrar contrária à regulação, visto que planeja lançar uma loja do Xbox para smartphones. Inclusive, o CEO responsável pela divisão de games na empresa, Phil Spencer, já chegou a referenciar a DMA como uma “enorme oportunidade” para a companhia.

Ao contrário de desenvolvedores de apps tradicionais, donos de mercados de apps de terceiros (as lojas alternativas que poderão operar no iOS, chamadas de marketplaces) deverão obrigatoriamente pagar a CTF a cada download, não tendo esse benefício de 1 milhão gratuito.

É uma regra a mais que poderá dificultar e desencorajar o investimento nesse tipo de negócio — e a Microsoft, aparentemente, já está preocupada com isso.

via The Verge

Notas de rodapé

  • 1
    Chief executive officer, ou diretor executivo.

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