O melhor pedaço da Maçã.

Google detalha inovações em customização de buscas por usuários

Aos poucos, os resultados de buscas do Google passam a utilizar novos algoritmos que os personalizam por usuário. É difícil, hoje em dia, você dizer para alguém digitar alguma coisa no Google e esperar que ele veja uma lista de sites igual à que você vê — a depender de onde estiver e caso esteja logado numa conta do Google.

Publicidade

A gigante implementou recentemente um novo recurso no seu serviço de Web Search para detalhar e transparecer mais os recursos de customização utilizados por ela. A partir dos próximos dias, usuários verão uma mensagem como esta no canto superior direito do resultado das suas buscas:

Clicando em “More details” (“Mais detalhes”), o usuário terá acesso a mais informações sobre as alterações sofridas em sua lista de resultados, com base em:

  • Localização. O Google identifica a localização aproximada do usuário pelo IP da sua conexão e, a partir daí, customiza os seus resultados. O usuário pode a qualquer momento determinar outra localização, bastando reconfigurar a cidade e/ou endereço nas preferências da sua conta do Google. A informação serve não apenas para customizar os resultados de buscas, mas também para aprimorar a experiência do usuário no Google Maps e outros produtos da companhia.
  • Buscas recentes. O Google leva hoje em consideração buscas recentes realizadas pelo usuário para gerar os resultados da sua próxima busca. Isso lhe permite contextualizar melhor a intenção do usuário para encontrar o que procura, esteja ele logado ou não. Para viabilizar tal recurso de customização, a última busca no Google é sempre mantida no navegador da pessoa por um tempo limitado, ou até que o browser seja fechado.
  • Histórico da web. Usuários logados no Google e que utilizarem seu recurso de Web History se beneficiam de uma customização ainda maior dos seus resultados, com base em todo o seu histórico de buscas registrado nos servidores do Google. Eles deixam claro que o Web History pertence e é totalmente controlável pelo próprio usuário, que pode a qualquer momento remover itens específicos ou interromper o uso do serviço. Sempre que quiser, a pessoa pode sair da sua conta do Google e realizar buscas sem que tais informações interfiram nos seus resultados, é claro.

É interessante observar os esforços do Google em se tornar mais transparente para o usuário e deixar claro os recursos que utiliza para proporcionar uma experiência ainda melhor e mais eficiente através das suas buscas.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Cantor de hip-hop lança clipe inspirado no comercial do MacBook Air

Próx. Post

VMware lança Fusion 2.0 beta 2

Posts Relacionados