A Lookout Mobile Security liberou hoje uma série de dados interessantes comparando as lojas de aplicativos do Android e do iOS em vários aspectos, incluindo a quantidade de apps disponíveis e de desenvolvedores trabalhando com cada plataforma, bem como seu crescimento entre agosto de 2010 e fevereiro de 2011. Esta pesquisa faz parte do projeto “App Genome”.
Em termos de quantidade, o Android Market mais que dobrou de tamanho nos últimos seis meses, indo de ~40 mil apps para ~90 mil, um crescimento de 127%. Enquanto isso, a iOS App Store foi de ~250 mil para ~350 mil aplicativos, um aumento de “apenas” 44%. Se ambas mantiverem estas taxas de expansão, o mercado de aplicativos do robozinho verde deverá alcançar a loja da Maçã em meados de 2012.
Para isso, claro, o Google vai precisar de desenvolvedores, desenvolvedores, desenvolvedores, desenvolvedores! Essa população, porém, não está crescendo num ritmo similar: no período analisado a quantidade de desenvolvedores comprometidos com a plataforma do Google aumentou 40%, enquanto no lado da Apple o crescimento foi de 48%. Pelo menos o pessoal que abraça o robozinho é mais prolífico: cada criador tem em média 6,6 aplicativos no Android Market, enquanto na iOS App Store essa média é de 4,8.
Quando é hora de cobrar pelos apps, porém, o Android fica em clara desvantagem: por ter um sistema de pagamentos já completamente maduro, a Apple conta com uma proporção bem maior de apps pagos em sua loja (ela está caindo, porém, talvez pelo florescimento do modelo freemium, que usa In App Purchases). O mercado do Google, por sua vez, parece estar amadurecendo, com uma boa queda na quantidade de aplicativos gratuitos.
No quesito “preços”, os apps pagos do Android Market sofreram um encarecimento notável, enquanto na iOS App Store as coisas ficaram mais ou menos estáveis.
[via TechCrunch]