O melhor pedaço da Maçã.

Android Market cresceu 127% de agosto pra cá em apps; iOS atraiu mais desenvolvedores

Logo da Lookout

A Lookout Mobile Security liberou hoje uma série de dados interessantes comparando as lojas de aplicativos do Android e do iOS em vários aspectos, incluindo a quantidade de apps disponíveis e de desenvolvedores trabalhando com cada plataforma, bem como seu crescimento entre agosto de 2010 e fevereiro de 2011. Esta pesquisa faz parte do projeto “App Genome”.

Publicidade

Quantidade de apps para iOS e Android - Lookout

Em termos de quantidade, o Android Market mais que dobrou de tamanho nos últimos seis meses, indo de ~40 mil apps para ~90 mil, um crescimento de 127%. Enquanto isso, a iOS App Store foi de ~250 mil para ~350 mil aplicativos, um aumento de “apenas” 44%. Se ambas mantiverem estas taxas de expansão, o mercado de aplicativos do robozinho verde deverá alcançar a loja da Maçã em meados de 2012.

Quantidade de desenvolvedores no iOS e no Android - Lookout

Para isso, claro, o Google vai precisar de desenvolvedores, desenvolvedores, desenvolvedores, desenvolvedores! Essa população, porém, não está crescendo num ritmo similar: no período analisado a quantidade de desenvolvedores comprometidos com a plataforma do Google aumentou 40%, enquanto no lado da Apple o crescimento foi de 48%. Pelo menos o pessoal que abraça o robozinho é mais prolífico: cada criador tem em média 6,6 aplicativos no Android Market, enquanto na iOS App Store essa média é de 4,8.

Apps gratuitos e pagos no iOS e no Android - Lookout

Quando é hora de cobrar pelos apps, porém, o Android fica em clara desvantagem: por ter um sistema de pagamentos já completamente maduro, a Apple conta com uma proporção bem maior de apps pagos em sua loja (ela está caindo, porém, talvez pelo florescimento do modelo freemium, que usa In App Purchases). O mercado do Google, por sua vez, parece estar amadurecendo, com uma boa queda na quantidade de aplicativos gratuitos.

Preços de apps no iOS - Lookout

Preços de apps no Android - Lookout

No quesito “preços”, os apps pagos do Android Market sofreram um encarecimento notável, enquanto na iOS App Store as coisas ficaram mais ou menos estáveis.

[via TechCrunch]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Startup Stem Innovation oferece acessórios bacanas para Macs e iGadgets

Próx. Post

QuickWeather — para você, que está enjoado do app de previsão do tempo do iOS

Posts Relacionados