O melhor pedaço da Maçã.

Apple omite campanha (PRODUCT)RED ao promover o iPhone 7 vermelho na China; confira um unboxing dele! [atualizado]

Com o lançamento do iPhone 7 (PRODUCT)RED, a Apple iniciou ontem seu maior apoio à famosa campanha de combate à AIDS; isto porque, desde que a empresa começou a contribuir com a causa, nunca um iPhone — que é seu produto principal — ganhou uma versão vermelha.

Publicidade

Agora, a edição especial do aparelho será vendida em diversos países e os respectivos sites já estão atualizados com a novidade; porém, algo muito importante está faltando no anúncio dos dispositivos na página da China.

Assim como apontou o TechCrunch, toda e qualquer referência à campanha (PRODUCT)RED foi omitida da página chinesa da Apple. E, antes que talvez você pense que é algo relacionado à língua, o site do Taiwan nos mostra que não é bem por aí:

(PRODUCT)RED iPhone na China
À esquerda, o site do Taiwan; à direita, o da China

Quem acompanha o MacMagazine tem visto os esforços da Apple para alcançar o mercado chinês. Os investimentos em linhas de produção e em pesquisa e desenvolvimento, assim como as constantes visitas de Tim Cook ao país são provas disso. Esta semana, o CEO da Apple inclusive discursou em uma conferência por lá, falando sobre alguns assuntos delicados e medindo cada palavra a fim de não prejudicar a relação da empresa com o mercado que tanto almeja.

Publicidade

Por esses fatores, tudo indica que a escolha de não referenciar a campanha no país foi simplesmente política. Na China, a AIDS teve uma epidemia grande por muito tempo e o fato era apenas ignorado, muito por causa do preconceito que as vítimas poderiam sofrer. Apesar de recentemente o país ter finalmente iniciado o combate à doença e ter sido bem sucedido, a temática ainda gera polêmica — e é exatamente isso que a Maçã quer evitar.

O relacionamento com a China é delicado, já que nela há o maior mercado do mundo, mas polêmicas como a do Trump e algumas lutas de patentes vivem aparecendo. Como o mercado é bastante grande, não seria inteligente não lançar a edição vermelha do aparelho; então, faz sentido apenas omitirem o apoio à causa — o que, é claro, não significa que a renda não será devidamente convertida.

[dica do Robson, via TechCrunch]

·   ·   ·

Publicidade

Falando em iPhone vermelho, o produto estará disponível para compra apenas nesta sexta-feira (24/3), porém já podemos vê-lo fora das fotos oficiais da Apple — pelo menos, em vídeo. O YouTuber Marques Brownlee (aka MKBHD) já publicou um vídeo com o unboxing do aparelho. Confira:

YouTube video

Publicidade

O acabamento fosco (matte) parece ter ficado realmente de primeiríssima linha e o vídeo esclarece uma dúvida de muitos acerca da maçã traseira; nas fotos havia uma certa dúvida se ela era branca ou prateada, mas no vídeo dá para ver bem que é espelhada.

Brownlee levanta uma questão que muitos de nós nos perguntamos ao ver essa versão vermelha do iPhone: por que a parte frontal dele é branca em vez de preta? Será que ela ficaria mais bonita, assim?

E se o iPhone 7 (PRODUCT)RED fosse assim, com a frente preta? Quem preferiria? 🔴⚫️ [imagens: Benjamin Geskin]

Uma publicação compartilhada por MacMagazine.com.br (@macmagazine) em

E você, o que você acha? 😉

Atualização, por Rafael Fischmann · 22/03/2017 às 14:21

Mesmo omitindo a campanha (PRODUCT)RED no seu site chinês, a Apple confirmou — por meio de uma resposta do próprio CEO Tim Cook ao MacRumors — que fará doações ao Fundo Global para todas as vendas globais de iPhones 7/7 Plus vermelhos.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

ResearchKit agora contribui nos estudos para a saúde de mulheres grávidas com a ajuda do app WebMD Pregnancy

Próx. Post

Códigos do iOS 10.3 indicam que futuros iPads poderão ter taxas de atualização de telas maiores

Posts Relacionados