O Instagram segue seu caminho rumo à dominação mundial (das redes sociais, pelo menos). A rede de fotos do Facebook anunciou recentemente uma adição que promete aprofundar ainda mais o seu lado comercial, enquanto confirmou a retirada de uma ferramenta que estava fazendo muitos usuários arrancarem os cabelos.
Vamos dar uma olhada em tudo?
Compras nas Stories
Já faz alguns meses desde que o Instagram introduziu em perfis comerciais a capacidade de marcar suas fotos e vídeos com tags de compras — que são visualmente parecidas com a marcação de usuários, mas levam à página do produto que está sendo exibido. Agora, o recurso está se aprofundando: os perfis poderão marcar, também, as mídias postadas nas suas Stories.
Nas indefectíveis histórias do Instagram (que têm mais de 300 milhões de usuários ativos e podem ser consideradas uma plataforma por si só, é bom lembrar), a marcação de produtos aparecerá na tela como um pequeno ícone com uma sacola de compras; ao tocar no botão, uma janela com a opção “mais detalhes” será aberta — tocando nela, o usuário é então levado à página do produto.
Por enquanto, o suporte à marcação de produtos nas Stories está limitado a algumas marcas, como Adidas e Louis Vuitton; aos poucos, o recurso será liberado para todos os perfis comerciais da rede.
Aviso de screenshots nas histórias? Não mais
Stalkers Usuários do mundo inteiro ficaram deveras preocupados quando, há alguns meses, o Instagram começou a testar um novo recurso que começaria a avisar às pessoas quando alguém tirasse uma screenshot de suas histórias.
Por meses, a ferramenta ficou flutuando numa espécie de limbo na rede, aparecendo eventualmente (o que, eu garanto, causou muitos desentendimentos) ou se manifestando através do temido aviso de que a próxima captura da tela seria notificada. Agora, ela foi efetivamente limada, como confirmou a rede ao BuzzFeed.
É bom lembrar que o aviso de screenshot no Direct continua firme e forte, como deve ser; os usuários também continuam podendo ver quem visualizou suas Stories, como sempre aconteceu.
Ferramenta para controle de uso
Já tínhamos comentado aqui sobre a vindoura ferramenta de controle de uso que o Instagram deverá introduzir em breve — aliás, mais uma no mar de recursos do tipo que estão aparecendo por aí, como o nativo do iOS. Agora, o TechCrunch trouxe mais algumas informações sobre a funcionalidade.
A ferramenta, chamada de Usage Insights (Informações de Uso), será relativamente simples: trará um gráfico com o seu tempo gasto no Instagram por dia de semana e uma opção para que o aplicativo lhe lembre quando você atingir um tempo pré-determinado no dia, que pode ser de no mínimo cinco minutos.
O Instagram não bloqueará efetivamente o uso do app quando o tempo for atingido, como fará o iOS 12; em vez disso, ele simplesmente avisará que você chegou ao seu limite — cabe ao seu autocontrole tocar no botão de início para sair do turbilhão de aparências da rede.
A ferramenta ainda não tem data para estrear oficialmente no Instagram, mas não deve demorar a surgir por lá.