Após um primeiro trimestre empatado com o seu irmão menor, o iPhone 8 Plus assumiu a dianteira e se tornou o modelo da Apple mais vendido durante o segundo trimestre deste ano nos Estados Unidos. A pesquisa foi divulgada pela Consumer Intelligence Research Partners (CIRP) e aponta ainda as vendas de iPads no país, com o modelo de 9,7″ continuando como o mais popular entre os consumidores.
Com relação ao gadget carro-chefe da Maçã, os iPhones lançados no final do ano passado foram, obviamente, os modelos mais vendidos durante o segundo trimestre, responsáveis por 54% das vendas. Mais especificamente, o iPhone 8 ficou com 13%, o iPhone 8 Plus com 24% e o iPhone X, com 17%. Não obstante, os modelos anteriores ainda são responsáveis por uma parcela bem significativa das vendas, com os iPhones SE, 6s/6s Plus e 7/7 Plus representando 46% do total de dispositivos vendidos durante esse período.
O iPhone 8 Plus leva vantagem, em parte, pela diferença entre o preço cobrado por ele e pelo iPhone X — até mesmo nos EUA. Portanto, mesmo sendo um dispositivo extremamente popular, já era esperado que o modelo flagship não ocupasse o topo no ranking de vendas por muito tempo, considerando que existem outros iPhones que compartilham muitas das mesmas funções e que são mais baratos — e experta foi a Apple, também, por ter deixado modelos mais acessíveis, como o iPhone SE, ainda disponíveis para venda.
Os números deste ano contrastam com os resultados do mesmo período do ano passado, em que os iPhones 7/7 Plus (os modelos flagships na época) foram responsáveis por mais de 80% das vendas de iPhones. Isso mostra o impacto que um terceiro modelo de iPhone possui nas vendas totais e nos faz pensar como serão as vendas da linha de iPhones que deverá ser lançada em 2018 — entre dois modelos mais caros e um modelo intermediário supostamente mais barato.
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Conforme supracitado, a pesquisa também analisou as vendas de iPads durante o segundo trimestre deste ano nos EUA, onde o modelo de sexta geração do iPad ficou com 31% das vendas, seguindo o sucesso da geração anterior em 2017. Além disso, as vendas dos modelos de 10,5″ e 12,9″ da linha Pro somaram 40%, cada um responsável por 20% das vendas.
Outro destaque ficou por conta do já meio ultrapassado iPad mini 4, que no segundo trimestre deste ano abocanhou 18% das vendas de iPads. Em comparação com o mesmo período do ano passado, o gadget havia vendido 11%, o que representa um aumento de sete pontos percentuais nas vendas desse dispositivo.
Além dessa pesquisa, esta semana comentamos outros dois resultados do impacto da Maçã sobre o mercado. O primeiro, também feito pela CIRP, mostrou que a Apple está conquistando mais espaço no mercado dos EUA frente ao Android; o segundo indicou o avanço da expressividade da Apple em diversos mercados ao redor do mundo, mas também suas perdas.
Essas pesquisas são a única forma de termos uma ideia de como estão as vendas de iGadgets quando divididas por modelos, visto que em seus resultados financeiros — como o que acompanharemos na próxima terça-feira — a Apple só divulga os números totais de aparelhos vendidos por linha.
via 9to5Mac