O melhor pedaço da Maçã.

Adobe testa recurso do Photoshop para expandir imagens com IA

Generative Expand no Photoshop

Há cerca de dois meses, o Photoshop (beta) ganhou o recurso Generative Fill, o qual, a partir do Firefly — família de modelos criativos de inteligência artificial da Adobe com foco na geração de imagens —, permite a criação de elementos em imagens e a realização de edições nas fotos com uso de IA generativa.

Publicidade

Agora, a Adobe anunciou uma nova função semelhante, também baseada no Firefly, mas que expande as capacidades da plataforma. Trata-se do Generative Expand, o qual, como o nome sugere, tem como principal função expandir para além das bordas uma imagem usando IA, de maneira a tanto conseguir gerar mais conteúdo parecido com o restante da foto nas bordas quanto inserir mais partes a partir de um comando.

Para usar o Generative Expand, basta selecionar a ferramenta para cortar uma imagem e clicar no botão para gerar novos conteúdos, digitando ou não um comando. No primeiro caso, a foto é expandida de forma similar ao que já se tem, misturando o que foi gerado ao original. Já com um comando, o conteúdo original é mantido e se inserem mais informações, ficando o que se tinha em apenas uma parte da imagem expandida.

Ao clicar no botão para gerar, são exibidas diferentes variações a partir do comando ou do que o próprio sistema expandiu. Será possível escolher uma dessas opções ou um dos previews exibidos no Painel de Propriedades, bem como gerar continuamente expansões para imagens já expandidas, algo que deverá gerar resultados no mínimo engraçados (ou estranhos).

Também é possível, ao selecionar a ferramenta de corte, arrastar para ajustar a proporção da imagem, gerando conteúdo novo para que o elemento principal da imagem se mantenha, mas se consiga alterar — inclusive aumentando — o tamanho da foto. Pode-se, assim, transformar uma foto originalmente quadrada em retangular, por exemplo, ou apenas aumentar o tamanho da imagem.

Assim como ocorreu com o Generative Fill no lançamento, o Generative Expand está em fase de testes, inclusive recebendo sugestões do público. De acordo com o TechCrunch, o recurso conta com filtros que impedem a geração de conteúdo ofensivo ou tóxico, de modo que imagens pré-processadas que tenham tal tipo de informação serão removidas do sistema.

Além disso, ao contrário do recurso lançado anteriormente, a novidade ainda não está disponível para uso comercial, embora isso deva mudar ainda neste ano, segundo a Adobe. Ainda, apesar de o recurso ser interessante, ele não é bem algo novo, considerando que outras soluções, como o DALL·E, também contam com a capacidade de gerar imagem a partir de comandos em texto.

Junto ao anúncio do recurso, foram dadas atualizações sobre o Firefly. Com mais de 900 milhões de imagens geradas até agora, a plataforma está passando a suportar, na versão beta do Photoshop, comandos em mais de 100 línguas.

É possível baixar aqui a versão de testes mais recente do Photoshop para experimentar a novidade.

NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

MLS Season Pass bate recorde de audiência com estreia de Messi

Próx. Post

SOS de Emergência via satélite ajuda a resgatar turistas na Itália

Posts Relacionados