O período de setembro-outubro é sempre marcado por grandes lançamentos de hardware das principais empresas de tecnologia do mundo.
A Apple já fez sua apresentação (ou parte dela, pelo menos), e hoje foi a vez da Amazon — que apresentou uma enxurrada de novidades para todos os gostos. Vamos dar uma resumida no que a gigante anunciou.
Luna
O Google Stadia e o Microsoft xCloud têm companhia: a empresa de Jeff Bezos anunciou o Luna, seu serviço de streaming de jogos — que, hoje mesmo, já foi liberado em versão de testes para usuários nos Estados Unidos.
O Luna tem a mesma lógica dos serviços que citamos acima: por um valor fixo mensal, você tem acesso a um catálogo (sempre em expansão) de jogos, que são jogados via streaming — o que significa que você pode jogá-los em qualquer dispositivo, independentemente do poderio gráfico dele, já que o processamento ocorre remotamente. Seus progressos, conquistas e troféus ficam salvos na nuvem.
Segundo a Amazon, jogadores poderão desfrutar de títulos 4K a 60 quadros por segundo, e haverá integração direta com o Twitch — se você estiver assistindo a um streamer jogar um determinado título, por exemplo, poderá iniciar o mesmo jogo com apenas um clique.
O catálogo do Luna será iniciado com mais de 100 jogos, incluindo Resident Evil 7, Control, The Surge 2 e Brothers: A Tale of Two Sons. Dentro da plataforma, jogadores poderão assinar canais especiais (por um acréscimo no valor), como o da Ubisoft, para ter acesso a mais jogos. A Amazon anunciou também o controle oficial da plataforma, que tem conexão direta com a Alexa:
O serviço, que custará US$6 mensais nessa fase de acesso prévio, estará disponível em iPhones e iPads — por meio de um web app, considerando as limitações da App Store. Teremos também aplicativos para macOS, Windows e Fire TV; um app para Android será lançado em breve.
A Amazon não divulgou informações sobre disponibilidade internacional, ainda.
Novos Echo
A Amazon também apresentou seus novos dispositivos Echo — alguns dos quais, inclusive, já confirmados para o Brasil com preço e tudo.
Echo Show 10
A estrela do dia foi o novo Echo Show 10, um alto-falante inteligente com tela e uma base motorizada que se move para lhe seguir.
Sim, é isso mesmo: usando visão computacional e aprendizado de máquina, o dispositivo gira a tela (e a câmera embutida) para onde você estiver no recinto, permitindo que você sempre consiga enxergar as informações com facilidade. O dispositivo se move apenas quando você interage com a Alexa, e é possível desabilitar o movimento — temos, também, um fechamento físico para a câmera.
A tela é de 10 polegadas e o dispositivo pode processar a maioria das solicitações localmente. Temos, ainda, suporte ao hub de casa conectada da Zigbee e aplicativos de videochamada do Zoom ou da própria Alexa. A Amazon também fez um acordo com a Netflix para que usuários possam assistir a conteúdos da gigante diretamente no dispositivo.
O Echo Show 10 custa US$250, ou R$1.900 no Brasil; suas vendas nos EUA já foram iniciadas, mas ainda não há informações sobre o lançamento por aqui.
Echo
O novo Echo, por sua vez, traz um design esférico e uma tecnologia de som mais avançada, com processamento semelhante ao do Echo Studio.
Temos também um módulo de reconhecimento de fala local, que processa seus comandos mais rapidamente, e as mesmas novidades de suporte à casa conectada do Echo Show 10. Disponível em três cores, o novo Echo sai por US$100 ou R$750, no Brasil; por aqui, ele já está em pré-venda e começará a ser entregue no dia 4 de novembro.
Echo Dot
Por fim, o alto-falante inteligente de entrada da empresa, o Echo Dot, também foi atualizado com o mesmo design esférico do irmão mais velho. Ele tem novo design de áudio e duas versões — a padrão e a com relógio, que inclui um relógio digital na sua superfície. Elas sairão por R$400 e R$500, respectivamente, com lançamentos previstos para novembro próximo.
Fire TV Stick
A Amazon anunciou também duas novas versões do seu dispositivo de TV, o Fire TV Stick e o Fire TV Stick Lite. Ambos trazem uma tela inicial renovada, permitem o streaming de conteúdos em Full HD com cores HDR, além de suporte à Alexa; a diferença é que o controle da versão Lite não traz controles de volume integrados à televisão.
O Fire TV Stick padrão sairá por US$40 nos EUA, mas não foi anunciado para o Brasil. Já a versão Lite, que custa US$30, chegará por aqui — por R$350, com pré-vendas já iniciadas e entregas iniciadas no dia 8 próximo.
Outras novidades
As demais novidades da Amazon não chegarão ao Brasil, mas algumas merecem destaque pela ousadia da coisa — é o caso da Always Home Cam, a nova câmera de segurança doméstica da Ring (subsidiária da Amazon) que é literalmente um drone que voa pela sua casa: o dispositivo sai da base e realiza “patrulhas” periódicas.
Você pode pedir que o dispositivo confira um local específico ou configurá-lo para ir até um cômodo caso o sistema de alarmes da Ring note algum movimento suspeito. O drone conta com sistema para evitar colisão com objetos, pessoas e animais, e grava vídeos (em 1080p) apenas durante o voo. Ele custará US$250 quando for lançado no ano que vem.
A Ring anunciou também seus primeiros sistemas de segurança veiculares (incluindo uma plataforma completa de proteção, que será lançada inicialmente em parceria com a Tesla) e, para breve, a opção de criptografar de ponta a ponta todas as gravações realizadas por suas câmeras e microfones.
Por fim, a linha de roteadores eero também ganhou novidades: dois novos modelos, o eero 6 e o eero Pro 6, trazem suporte ao Wi-Fi 6 e ao protocolo de casa conectada da Zigbee. Eles criam uma rede mesh em torno da sua casa; cada unidade do roteador tradicional pode cobrir até 140m², enquanto o eero Pro chega a até 185m².
O eero 6 sairá por US$130 a unidade, enquanto o pacote com três roteadores custará US$280. Já o eero Pro 6 custará US$230 a unidade, enquanto o pacote com três sairá por US$600. Os produtos já estão em pré-venda na Amazon dos EUA e começarão a ser entregues em novembro próximo.