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Inventores do Instagram criam rede social de textos com IA [atualizado]

The Verge
Artifact

Cerca de cinco anos após saírem da Meta, Kevin Systrom e Mike Krieger — os inventores do Instagram, vendido ao então Facebook em 2012 —, anunciaram a criação de uma nova rede social: o Artifact. A base da nova rede são textos, como se fosse um feed RSS, mas com alguns diferenciais.

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Todos poderão compartilhar apenas textos com links, havendo, além de uma aba de publicações selecionadas por aprendizagem de máquina, outra seção com textos compartilhados por quem o usuário segue. Será possível comentar em posts de outras pessoas, assim como trocar mensagens privadas, estimulando a discussão.

Apesar de uma possível comparação com o finado Google Reader, outra analogia — mais contemporânea — esclarece melhor as intenções dos criadores com o Artifact: trata-se de uma espécie de “TikTok de textos”, já que o app faz uso de aprendizagem de máquina para entender o que o usuário lê mais e sugerir conteúdos similares.

Ao The Verge, Systrom contou que as redes sociais em geral passaram por uma mudança de paradigma com algoritmos de aprendizagem. Se antes o conteúdo visto era aquele compartilhado por amigos, agora ele passou a ser formado por aquilo que o próprio usuário busca, ao acessar certos temas e seguir perfis específicos.

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Essa é a ideia do Artifact: sugerir mais textos similares aos que a pessoa lê, tanto no sentido de temática quanto de linha ideológica. Tanto veículos maiores quanto sites de menor alcance serão escolhidos pela curadoria do aplicativo, cujas seleções aparecerão na aba principal do app.

Além de ter uma inspiração na ideia de exibir conteúdos que vão ao encontro do que o usuário pensa e busca, a ideia do Artifact também é aproveitar o caos pelo qual o Twitter está passando atualmente. As funções de discussão da nova rede são uma maneira de atrair aqueles que gostam de debater sobre as notícias na internet.

Apesar de os fundadores terem afirmado que, antes de lançar um novo projeto, aguardariam por uma onda de demanda e por uma ideia que de fato resolvesse um problema, o Artifact já nasceu com fortes concorrentes. Há o Apple News, o Google News, além do Pocket, do Flipboard e de leitores RSS. Será necessário, portanto, juntar peças o suficiente para criar uma rede com diferenciais sólidos que atraiam usuários a adotarem o app.

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Vale lembrar, ainda, que o TikTok não faz sucesso apenas pelo algoritmo utilizado. É verdade que a rede chinesa tem uma boa aprendizagem de máquina, mas ela é baseada em vídeos, não textos, além de ter um grande apelo ao consumo, o qual corresponde a grande parte do seu lucro.

Não são poucos os desafios a serem enfrentados pela segunda rede que os criadores do Instagram lançam. O Artifact ainda se encontra em fase de testes, estando disponível apenas a seção de notícias selecionadas pelo app no momento. É possível se cadastrar na lista de testadores por meio do site da startup, embora apenas sejam aceitos números de telefone americanos.

Será o Artifact mais um projeto com poucos meses de duração?

via Platformer

Atualização, por Priscila Klopper22/02/2023 às 17:55

O aplicativo Artifact foi oficialmente lançado para o público e já está disponível para ser baixado tanto na App Store quanto no Google Play.

Não é lançamento sem uma pequena apresentação 🌶. Venha se juntar a nós em @ARTIFACT_News!

Junto ao lançamento, o app agora permite visualizar seus hábitos de leitura de notícias por meio de um recurso de estatísticas. Ele mostrará as categorias e seus artigos mais recentes lidos, bem como agrupará sua leitura por tópicos específicos.

Outra novidade chegando hoje é o recurso que permite carregar seus contatos para a rede analisar se determinado artigo é popular entre eles — tudo de forma a manter a sua privacidade.

Vale lembrar que agora não será mais necessário utilizar um número de celular para se cadastrar no app.

E então, se animou para testá-lo?


Ícone do app Artifact: Feed Your Curiosity
Artifact: Feed Your Curiosity de Nokto
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 1.113 (113.3 MB)
Requer o iOS 15.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

via TechCrunch

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