O melhor pedaço da Maçã.

Parceira da Apple é acusada de usar trabalho forçado na China

A Maçã negou as acusações, entretanto
Reuters/The Telegraph
Trabalhadores da Foxconn na China

E cá estamos nós com mais uma acusação nada agradável envolvendo uma das fornecedoras da Apple. De acordo com o Washington Post, a Lens Technology (que fornece lentes e outros componentes de vidro para iPhones) foi acusada de usar trabalho forçado de integrantes da população uigure, no território de Xinjiang (noroeste da China).

Publicidade

Para quem não tem acompanhado a situação, a China vem sendo acusada de diversas violações dos direitos humanos em relação ao povo uigure, de maioria muçulmana. Trata-se de uma população mais ligada, culturalmente falando, à Ásia Central, e há acusações de que o governo chinês teria implementado centros de detenção e trabalho forçado no território de Xinjiang para controlar os integrantes da etnia.

Órgãos de direitos humanos têm pressionado a Apple para tomar alguma atitude em relação às suas fornecedoras na área.

O caso da Lens é apenas o mais recente na polêmica maior. Em um relatório do grupo Tech Transparency Project, a fornecedora — que também presta serviços a gigantes como a Amazon e a Tesla — foi acusada de obrigar milhares de trabalhadores uigures a fazer uma escolha obscena: trabalhar nas instalações da empresa ou ser enviado a um dos centros de detenção implementados pelo governo chinês.

Publicidade

Ao Washington Post, a Apple afirmou que as descobertas estão incorretas e que a Lens não recebeu nenhuma transferência de trabalho de integrantes da população uigure nem do território de Xinjiang. A empresa reforçou também sua política de tolerância zero com fornecedoras que implementam trabalho forçado em suas operações, notando que já cancelou contratos com empresas faltosas anteriormente.

O Tech Transparency Project, por outro lado, afirmou que as evidências de trabalho forçado na Lens podem ser encontrados na internet. Não há informações sobre a condições de trabalho das pessoas aliciadas, infelizmente.

Que situação…

via AppleInsider

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Vendas dos iPhones 12 superam as dos seus antecessores

Próx. Post

Como comprar o AppleCare+ no Brasil

Posts Relacionados