O melhor pedaço da Maçã.

Órgão russo é mais um a dizer que práticas da App Store são “anticompetitivas e monopolistas”

Bandeira do Serviço Antimonopólio Federal Russo

A esse ponto, o departamento jurídico de Cupertino já deve estar construindo um forte destinado a se defender das acusações de práticas monopolistas vindas de órgãos do mundo inteiro. A denúncia mais recente vem da Rússia — ou, mais precisamente, do Serviço Antimonopólio Federal Russo, agência governamental de regulação do mercado.

Publicidade

O órgão começou a investigar a App Store em setembro passado por conta da polêmica envolvendo apps de controle parental, como o Kaspersky Safe Kids (a Kaspersky é uma empresa russa). Agora, de acordo com a Interfax, o SAFR determinou que as políticas da loja são, de fato, abusivas e tendentes ao monopólio.

De acordo com a agência, a Apple “limitou instrumentos e oportunidades para o desenvolvimento de aplicativos de controle parental”, notando que esse segmento de apps perdeu funcionalidades por conta das determinações da Maçã. O SAFR lembrou que, ao mesmo tempo, a Apple lançou sua própria versão de uma ferramenta de controle parental, embutida nos recursos do Tempo de Uso.

A agência notou ainda que a Apple “tem uma posição dominante com 100% da distribuição dos aplicativos para iOS” — isso porque, naturalmente, só é possível distribuir apps regularmente na plataforma da Maçã pela App Store.

Publicidade

Ainda não há informações sobre possíveis sanções a serem aplicadas sobre a companhia, mas o SAFR afirmou que enviará um ofício à empresa demandando o fim das práticas supostamente monopolistas. A Maçã, por sua vez, afirmou que “respeita”, mas discorda da determinação da agência e recorrerá da decisão.

Vamos ver, portanto, no que isso tudo vai dar.

via MacRumors

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Transporte público de Nova York pede que Face ID possa ser usado com máscaras

Próx. Post

Apple e outras gigantes criticam suspensão de vistos de emprego temporários nos EUA

Posts Relacionados