O mercado de músicas digitais, liderado pela iTunes Store, é bastante acirrado. De um lado estão os representantes do modelo tradicional, no qual o usuário compra as músicas de que gosta. Do outro, serviços de rádio online e de transmissão, como o Oi Rdio.
Anunciado no domingo passado (14/10), o Xbox Music é a aposta da Microsoft para entrar de cabeça no mercado digital de músicas. O serviço trará tanto o modelo de vendas tradicional quanto os novos sistemas de transmissão de músicas.
Nele, o usuário poderá ouvir canções gratuitamente através do aplicativo suportado por publicidade, mas poderá pagar um plano de US$10 para a transmissão livre de propagandas. Como em outros serviços, algumas músicas não estarão disponíveis para streaming, mas poderão ser compradas separadamente.
A companhia de Redmond também anunciou que o Xbox Music contará com um serviço para guardar suas músicas na nuvem, à la iTunes Match.
Atirando para todos os lados e preenchendo as necessidades da maioria dos usuários, a Microsoft aposta numa experiência unificada, já que todos os diferentes tipos de serviço estarão centralizados em um só aplicativo.
Confira o vídeo promocional do serviço:
Ele chegará ao Xbox e a dispositivos rodando Windows/Windows Phone 8 na próxima terça-feira (16/10). Versões para iOS e Android também foram confirmadas, mas ainda não se sabe quais funções estarão disponíveis, nem quando o serviço será lançado para as plataformas concorrentes.
[via GigaOM]