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Anunciantes estão “em pânico” com queda de rastreamento no iOS, diz Bloomberg

Números recentes indicam que apenas 1/4 dos usuários está aceitando o rastreamento dos aplicativos nos seus iPhones e iPads
App Tracking Transparency

A essa altura, não é novidade para ninguém que a Transparência do Rastreamento de Apps (App Tracking Transparency, ou ATT), introduzida no iOS 14.5, vem causando impactos profundos no mundo dos anúncios digitais — tudo porque, conforme mais usuários vão negando o rastreamento dos aplicativos, a capacidade de direcionar propagandas também cai.

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Hoje mais cedo, por exemplo, trouxemos para cá o dado de que a receita de anunciantes já tinha caído em cerca de 20% nos primeiros meses de existência do recurso. Agora, a Bloomberg chegou para ilustrar um pouco mais o cenário.

Segundo a reportagem, o maior impacto está vindo de anunciantes que utilizam a plataforma do Facebook. Estatísticas atualizadas, trazidas pela Branch, indicam que menos de 25% dos usuários estão aceitando o rastreamento dos aplicativos, o que, em consequência, impede a gigante das mídias sociais de oferecer certos dados de engajamento e interação para que os anunciantes meçam a efetividade das suas campanhas. Com isso, as empresas de anúncios estariam “em pânico”.

A chegada da ATT também impediu o Facebook de coletar e compartilhar certos dados pessoais dos usuários: em 75% dos casos, a rede não é mais capaz de indicar se um determinado usuário é “uma mulher no Texas” ou um “homem entre 18 e 25 anos”, por exemplo — o que torna a tarefa de direcionar anúncios ainda mais difícil para as empresas.

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Embora não tenha confirmado os dados trazidos na reportagem, o Facebook afirmou estar trabalhando em novas formas de direcionamento de anúncios mais amigáveis em relação à privacidade do usuário. Em nota, a gigante das mídias sociais também aproveitou para fazer mais um ataque às mudanças promovidas pela Maçã:

A política da Apple está prejudicando a capacidade das empresas de usar seus orçamentos de propaganda eficiente e efetivamente, e as limitações criadas são motivadas por um benefício próprio para a Apple. Nós acreditamos que os anúncios personalizados e a privacidade do usuário podem coexistir.

Muito bem, então — vamos ver qual é a próxima carta na manga de Mark Zuckerberg e sua turma, se é que existe alguma.

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