O melhor pedaço da Maçã.

M1 Ultra é o novo e superpoderoso chip da Apple para desktops

Imagem hero do chip M1 Ultra

Continuando com as novidades do evento especial desta terça-feira, a Apple surpreendeu a todos não com um chip “M2” (ainda?), mas com mais um integrante da família do M1: o M1 Ultra, o irmão superpoderoso — sim, ainda mais do que o M1 Max — e dedicado a desktops.

Publicidade

Na prática, o que temos aqui é um design que já vinha sendo ventilado em rumores: com uma tecnologia chamada UltraFusion, a Apple foi capaz de conectar dois M1 Max juntos — mas não como dois chips separados, e sim como uma unidade de processamento que atinge níveis quase incomparáveis na indústria.

Mais precisamente, a Apple promete 4x a largura de banda de outras tecnologias de conexão de chips, com uma comunicação interprocessadores de 2,5TB/s. Temos aqui 114 bilhões de transistores, e uma memória de largura de banda de 800GB/s. São 16 núcleos de alta performance e 4 núcleos de eficiência, totalizando 20 núcleos de CPU. A GPU1Graphics processing unit, ou unidade de processamento gráfico. tem 64 núcleos, enquanto o Neural Engine tem 32. Temos suporte a até 128GB de memória unificada.

Como isso se traduz na prática? Segundo a Apple, o M1 Ultra tem performance 8x superior à do M1 “comum” ou 90% superior em relação a chips comparáveis da concorrência — gastando 100W a menos de energia, aliás.

A integração com o macOS também é um destaque: o sistema é capaz de se escalar automaticamente para aproveitar todo o poder do M1 Ultra, dando aos desenvolvedores um novo horizonte de possibilidades nas áreas de renderização, edição de vídeo, desenvolvimento, cálculos complexos e muito mais, tudo muito mais rápido e com gasto energético muito menor.

O M1 Ultra chegará primeiro ao Mac Studio — mas isso é assunto para o próximo artigo. Fiquem ligados!

Notas de rodapé

  • 1
    Graphics processing unit, ou unidade de processamento gráfico.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Novo iPad Air tem chip M1, Palco Central e 5G

Próx. Post

Apple lança Mac Studio com chip M1 Ultra e design à la Mac mini

Posts Relacionados