E o roteiro se repete: a Apple anuncia um produto, inicia as vendas online, surgem as primeiras impressões, vídeos de unboxing, testes de benchmark e, é claro, a iFixit faz a sua tradicional desmontagem (teardown). Com os novos iMacs, não foi nada diferente.
Eis uma visão geral da maquininha desmontada:
Pela drástica mudança no design e na espessura da máquina (incluindo a remoção do seu drive óptico), era esperado que muita coisa tivesse sido modificada também em sua construção interna.
Eis os destaques trazidos pela iFixit:
- A tela não é só afixada com parafusos e afins, mas também com uma cola especial.
- O vidro frontal e o LCD são fundidos numa peça só. Curiosamente, este tem o mesmo modelo —
LM215WF3
, da LG — de gerações anteriores, mesmo sendo 5mm mais fino. - Por dentro, o novo iMac é mesmo bem diferente do anterior. Aqui está uma imagem precisamente cortada, para donos da maquininha usarem como wallpaper e ficarem com a sensação de o display ser transparente. 😉
- O iMac agora utiliza HDDs de 2,5 polegadas, como os de laptops. A responsável pelo componente é a HGST, companhia criada a partir da aquisição da Hitachi pela Western Digital. Curiosamente, o drive fica envolto numa espécie de película emborrachada, para evitar que suas vibrações afetem outras peças.
- A ventoinha do novo iMac também foi redesenhada e agora consiste em apenas uma para toda a máquina, a qual puxa o vento frio pelas entradas inferiores e empurra o vento quente pelas saídas traseiras.
- Para melhorar a qualidade de chamadas do FaceTime [e — por que não? — a eficácia da Siri no OS X 10.9], o novo iMac também possui dois microfones tal como todos os iGadgets recentes — com exceção do iPhone 5, que tem três.
- A antena Wi-Fi principal fica escondida atrás do logo da Apple na traseira do iMac, mas a máquina conta ainda com outras três antenas secundárias que atuam tanto em Wi-Fi quanto em Bluetooth.
- Ao contrário do que a Apple diz, a RAM do novo iMac — mesmo a deste, de 21,5 polegadas — é substituível pelo usuário; o problema é chegar até ela. A unidade testada veio com pentes Hynix PC3-12800 de 8GB.
- A Broadcom voltou a ser responsável pelas capacidades WLAN do iMac. Seu chip
BCM4331
foi encontrado no cartão AirPort do computador. Em paralelo, oBCM20702
cuida da conectividade Bluetooth 4.0. - A unidade adquirida pela iFixit veio apenas com HDD, sem um SSD secundário para uso como Fusion Drive. Ainda assim, eles encontraram na placa lógica o que parece ser um conector proprietário da Apple para SSD, o que significa que dificilmente terceiros poderão oferecer soluções alternativas para armazenamento nesse Mac.
Confira mais uma série de fotos bacanas:
Devido principalmente à dificuldade para acessar o interior do novo iMac, a iFixit lhe deu uma nota de 3/10 considerando sua “reparabilidade”.
E já pintaram também, é claro, alguns reviews do novo iMac:
- ABC News, por Joanna Stern: “Deixando o preço de lado, se você precisa de um upgrade do seu iMac ou está considerando um novo desktop para a casa ou o escritório, os novos iMacs merecem uma olhada bem duradoura e precisa. Esse não é simplesmente outra atualização ‘meh’. Esse é um desktop com um sex appeal tão grande quanto o do iPad ou o do iPhone.”
- The Verge, por David Pierce: “O iMac obteve muito mais atenção desta vez que o Mac mini, mas continua sendo apenas um upgrade rotineiro, e ele peca em algumas coisas que eu realmente adoraria ter — um suporte mais ajustável, uma porta HDMI e, é claro, um drive óptico. Mesmo o modelo do ano passado já era o tudo-em-um mais lindo do mercado, e a versão deste ano pode ser a mais poderosa, então por que mexer numa coisa boa?”
- CNET, por Rich Brown: “Você deve atentar ao fato de que o design é a coisa mais importante sobre esse novo iMac. Uma borda fina é linda de se olhar, mas ela não aprimora a velocidade de processamento, o fluxo de trabalho e a utilidade geral. Felizmente para a Apple, ela evoluiu o design de um computador com uma forte fundação técnica.”
A CNET também publicou um vídeo bacana fazendo um apanhado dele:
O novo iMac parece ser mesmo muito bacana, só é uma pena que os preços dele no Brasil sejam tão proibitivos… :-/