O melhor pedaço da Maçã.

Modem 5G da Apple deverá ser construído no processo de 3nm da TSMC

MacRumors
Modem 5G da Apple

Conforme rumores apontam há um certo tempo, a Apple está buscando utilizar um modem 5G próprio em seus dispositivos. Por conta de alguns imbróglios, entretanto, os “iPhones 15”, a serem lançados neste ano, ainda deverão continuar com os modems da Qualcomm, deixando esse componente proprietário possivelmente para 2024, para os “iPhones 16”.

Publicidade

Quando chegar a hora, de acordo com o Commercial Times, a Apple terá a ajuda da TSMC, já que o modem 5G proprietário da Maçã — cujo codinome é “Ibiza” — deverá ser construído no processo de 3 nanômetros da fabricante. Com isso, seria possível viabilizar um chip com baixo consumo energético.

Com base nas informações de fontes anônimas, a TSMC já iniciará a produção experimental para a Apple, no mínimo, no segundo semestre deste ano e aumentará gradualmente o volume de produção na primeira metade do próximo ano.

Atualmente, os iPhones utilizam o modem 5G X65 da Qualcomm, que é produzido num processo de 4nm da Samsung. Para os aparelhos deste ano, a Maçã teria mudado para o processo de 4nm da TSMC e já estaria mirando o de 3nm para o próximo ano, como falamos.

Taxa de fabricação da TSMC se mantém graças à Apple

Inclusive, o DigiTimes afirmou hoje que a TSMC teve a sua capacidade de fabricação de 5nm diminuída em novembro de 2022, mas conseguiu se manter com uma taxa de utilização em 70% ou mais, graças aos pedidos da Apple por chips de 3nm, que deverão estar tanto nos próximos iPhones quanto nos MacBooks.

Publicidade

A TSMC continua a melhorar a sua utilização de capacidade para tecnologia de processo de 3nm, que deverá chegar a 50% no final de março, disseram as fontes. A fundição também aumentará a produção do processo para 50.000 a 55.000 wafers mensais em março, sendo a Apple a principal cliente.

Basicamente, um processo de 3nm de primeira geração ofereceria uma melhoria de eficiência energética de 35% em relação ao processo de 5nm da TSMC — o mesmo utilizado para fabricar o chip A16 Bionic dos iPhones 14 Pro e 14 Pro Max.

Com esse novo chip, o desempenho melhoraria bastante e, com um modem 5G próprio, a Apple teria cada vez mais controle quanto à integração dos seus softwares com os hardwares, criando aparelhos cada vez mais potentes.

via Phone Arena, MacRumors

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Oferta: iPhone 14 de 128GB com desconto de 22%

Próx. Post

Apple Music Classical será lançado no dia 28 de março

Posts Relacionados