O melhor pedaço da Maçã.

Smartphones com Android são os principais alvos da Apple no processo contra a HTC

Logo prata da Apple

Na opinião de quem já conseguiu detalhes sobre o processo da Apple contra a HTC, talvez uma das maneiras de descrevê-lo seja como uma “caça às bruxas” contra o Android (então seria uma “caça aos androides”?). Praticamente todos os aparelhos lançados pela acusada durante os últimos 18 meses são citados pela fabricante do iPhone como infratores de patentes, a maioria deles com o sistema operacional do Google.

Publicidade

A lista compilada pelo AppleInsider inclui Nexus One, Touch Pro, Touch Diamond, Touch Pro2, Tilt II, Pure, Imagio, Dream, myTough 3G, Hero, HD2 e Droid Eris. Alguns deles até rodam Windows Mobile, mas as acusações concentram-se basicamente nos smartphones com Android, cujas infrações são detalhadas em uma categoria enorme na documentação com mais de 700 páginas reunida pela Apple e enviada para a justiça.

Embora 20 inventos tenham sido citados pela Apple no comunicado à imprensa que revelou o processo nesta manhã, até agora apenas conhecemos informações sobre 10 deles — o Engadget reuniu as páginas da documentação enviada até o momento para justiça dos Estados Unidos conforme elas foram publicadas online, mas muita coisa ainda falta ser divulgada. As patentes descobertas até o momento cobrem os recursos descritos a seguir:

  • Interpretação de objetos de interface de usuário entre estados, com base em tempo e sem constante;
  • Interface gráfica de usuário para determinação de comandos em dispositivos com touchscreen;
  • Técnica de desbloqueio de aparelho via gestos em uma imagem de desbloqueio;
  • Rolagem e interpretação em listas e/ou documentos, bem como gestos de redimensionamento e rotação em touchscreens;
  • Sistema e métodos para gerenciamento de condições de autonomia em uma câmera digital;
  • Sensibilidade e resposta automática à atividade do usuário em dispositivos portáteis;
  • Processadores de sinal para aprimorar a capacidade e qualidade de comunicações;
  • Conservação de energia por meio da redução de voltagem fornecida a uma região de um processador;
  • Sistema gráfico orientado a objetos;
  • Sistema de notificação de eventos com registro de métodos e interesses.

Apenas pela descrição de alguns dos inventos listados acima, fica claro que eles se referem muito mais a software do que hardware, mas talvez a Apple esteja fazendo referência a customizações realizadas apenas pela HTC sobre o Android e o Windows Mobile. É bom lembrar, porém, que elas estão sendo implementadas em aparelhos de outras marcas conforme updates mais recentes do Android estão sendo distribuídos, o que pode levar ao envolvimento de empresas como Google e Motorola no meio dessa briga, que já é suficiente para perdurar na justiça por um bom tempo só com o que foi reunido contra a HTC.

Publicidade

Cópias específicas das acusações já podem ser encontradas para leitura online — porém não contem todos os detalhes do processo, visto que a documentação de 700 páginas preparada pela Apple nem mesmo foi publicada pela corte dos EUA. Basicamente, são dois documentos, sendo um destinado à International Trade Comission (ITC) que indica uma possível ação contra a distribuição de aparelhos.


Apple vs HTC


Apple Vs. HTC (ITC complaint)

Ao ser contatada pelo Engadget, a HTC afirmou ter um conhecimento mínimo sobre o processo, baseado apenas no que foi divulgado online. Ela ainda não é capaz de tecer comentários sobre o assunto, mas ressaltou que deseja defender suas inovações com base no que patenteou durante os últimos 13 anos.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Para especialista, Flash Player é a principal fonte de problemas de segurança em navegadores

Próx. Post

Limpe sua vista com este tributo da Transparent House ao design industrial da Apple

Posts Relacionados