Alguns de vocês devem lembrar que, desde fevereiro de 2015, a Apple exige que todo novo aplicativo/jogo lançado na App Store tenha suporte a 64 bits. Os que já estavam lá antes, sem esse suporte, continuaram na boa até o iOS 10.3, que começou a alertar usuários que apps de 32 bits deixariam de funcionar em alguma versão futura do sistema operacional.
Hoje, na véspera do início da Worldwide Developers Conference (WWDC) 2017, a Apple deu mais um passo nessa transição: apps de 32 bits não estão mais aparecendo nos resultados de buscas da App Store, o que é quase como “matá-los”.
Eu disse “quase” porque eles continuam acessíveis via links diretos e podem ser encontrados em sites como o AppShopper, mas todos sabemos que o método mais usado para pessoas encontrarem/baixarem aplicativos e jogos é mesmo pela busca nativa da loja.
Em meados de março, a firma de análise de dados Sensor Tower estimou que mais de 187 mil apps antigos deixarão de funcionar no iOS 11 — isso porque espera-se que o novo sistema se torne exclusivo para 64 bits. Dos iGadgets que hoje rodam o iOS 10, ficariam de fora do novo apenas os iPhones 5/5c e o iPad de quarta geração. O primeiro chip de 64 bits da Apple foi o A7.
A seguir, listamos alguns apps de exemplo (quem lembra deles?) que você ainda consegue acessar na App Store por estes links diretos mas que não mais aparecem em sua busca:
Desculpe, app não encontrado.
Desculpe, app não encontrado.
Desculpe, app não encontrado.
Desculpe, app não encontrado.
Desculpe, app não encontrado.
Resta saber até quando…
via Touch Arcade