O melhor pedaço da Maçã.
Foto de Miguel Tomás no Unsplash
iPhone com a Siri

Siri poderá atender chamadas por você, indica patente

Uma patente concedida recentemente à Apple, denominada “Digital Assistant Integration with Telephony” (“Integração de Assistente Digital com Telefonia”, em tradução direta), detalha como a Siri (ou outros assistentes de voz) poderia se integrar ainda mais à função telefônica de smartphones.

Publicidade

A princípio, as propostas da Apple indicam que você poderia acionar a Siri mesmo durante uma ligação. A assistente, então, determinaria de forma inteligente que você está pedindo para fazer algo e fornecer uma resposta para o chamado.

Por exemplo, um usuário pode fornecer uma entrada de fala contendo uma solicitação do usuário para um assistente digital operando em um dispositivo eletrônico. O assistente digital pode interpretar a intenção do usuário a partir da entrada de fala e operacionalizar a intenção do usuário em tarefas.

Eis um exemplo de aplicação: se você estiver em uma chamada e alguém o lembrar de algum compromisso, a Siri poderá se “intrometer” na conversa e detectar a informação para você.

Mas a intenção da Apple é fazer muito mais do que fornecer acesso regular à Siri; uma grande parte das quase 40 mil palavras da patente se preocupa em permitir que a assistente assuma o controle das chamadas, realizando ações quando necessário — o que remete ao sistema Duplex, do Google.

Publicidade

O que acontece, no entanto, depende se a Siri reconhece o chamador, como se fosse alguém da sua lista de contatos. Obviamente, também existem chamadores desconhecidos — e a Apple diz que a assistente poderia detectar sistemas de chamadas automatizadas.

Em alguns exemplos, a identificação de voz e o reconhecimento de fala são utilizados para determinar a identidade de quem está ligando. É por ter essa capacidade de “saber” quem é o chamador que a Siri poderia reproduzir para o seu chefe uma mensagem gravada dizendo que você está em uma reunião — e, ao seu/sua parceiro(a), que você está ocupado(a).

Como de costume, a Apple destaca sua preocupação com a privacidade: “A geração e o armazenamento de impressões de voz podem exigir aprovação prévia da pessoa correspondente à respectiva impressão de voz para que tais impressões de voz sejam utilizadas.”

Publicidade

Como sempre cabe ressaltar, isso se trata, no momento, de uma tecnologia que está sendo estudada (a fim de patente) pela Apple — e não significa que a empresa necessariamente a lançará. Ainda assim, recursos como os supracitados seriam bem interessantes de se ter, não acham?

via AppleInsider

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Hong Chau atuará em “The Instigators”, filme do Apple TV+

Próx. Post

★ NordVPN oferece 55% de desconto em seu aniversário!

Posts Relacionados