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Consumidores perdem ação pelo #batterygate na Coreia do Sul

TonyV3112 / Shutterstock.com
Consumidores em Apple Store

Um juiz na Coreia do Sul rejeitou 9.800 processos abertos por donos de iPhones contra a Apple, os quais acusavam a empresa de reduzir a performance de dispositivos mais antigos deliberadamente para fazer com que os usuários comprassem modelos mais novos — o chamado #batterygate.

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Iniciados em 2018, os processos (equivalentes a uma ação coletiva) incluíram a princípio mais de 63 mil consumidores — os quais exigiam pagamentos que, somados, chegavam a 12,7 bilhões de wons (mais de R$52 milhões). Segundo o The Korea Herald, a decisão recente livrou a Apple de pagar 2 bilhões de wons (mais de R$8 milhões) aos clientes.

O tribunal sul-coreano não deu detalhes sobre a decisão, afirmando apenas que “o processo foi arquivado”. Dessa forma, os consumidores ainda ficarão responsáveis pelo pagamento dos honorários advocatícios dos processos.

Hannuri, um escritório de advocacia que representa os queixosos, disse que a decisão destacou a necessidade de “mudanças no sistema judicial da Coreia”. A acusação também disse que analisará se vai apelar da decisão.

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Como muitos devem se lembrar, a Apple foi amplamente investigada e processada pela notável redução da performance de iPhones mais antigos após atualizações do iOS. Em cada caso, a companhia disse que essa queda no desempenho foi feita para “prolongar a vida útil dos telefones antigos”, pedindo desculpas por não explicar isso com antecedência.

via MacRumors

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