O melhor pedaço da Maçã.
Foto de Laurenz Heymann no Unsplash
Logo da Apple Hamburg

Apple completa 10 anos como marca mais valiosa do mundo pela Interbrand

Pela décima vez consecutiva, a Apple ficou em primeiro lugar no ranking anual de marcas mais valiosas da consultoria Interbrand. A marca da Maçã foi avaliada em US$482,2 bilhões, representando um crescimento de 18% em relação ao ano passado. O valor total das 100 maiores companhias ultrapassou US$3 trilhões, 16% a mais que os US$2,6 trilhões de 2021.

Publicidade

A pesquisa da Interbrand é feita apenas entre os consumidores dos Estados Unidos, de modo que os resultados fazem mais sentido para a realidade do país. Ainda assim, a metodologia é interessante, pois considera também o que as marcas significam para as pessoas, além de seus respectivos valores. A Apple, por exemplo, foi associada a ações como conectar, fazer e pertencer.

Outra novidade do ano foi que a Microsoft, avaliada em US$278 bilhões, tomou o segundo lugar da Amazon, cuja marca, para a Interbrand, vale US$274 bilhões. É notável a diferença bastante sensível entre os valores das marcas das duas companhias e o da Apple, que vem logo antes.

O ranking segue com o Google em quarto lugar, seguido pela Samsung, pela Toyota e pela Coca-Cola. Em oitavo, está a alemã Mercedes-Benz, em nono, a Disney e, em décimo, a Nike.

Publicidade

Também é possível perceber que os primeiros lugares são ocupados por empresas de tecnologia, inclusive superando marcas icônicas de presença global, como a fabricante de bebidas e a indústria de conteúdo criadora do Mickey Mouse. As dez mais valiosas somam, juntas, 53% do valor total.

Como ressaltou o Showmetech, o Xiaomi fez a sua estreia na lista, no 84º lugar; ela e a Huawei (86º) são as únicas chinesas no ranking. Outras marcas a figurarem pela primeira vez entre as 100 mais valiosas incluem Airbnb (54º) e Red Bull (64º). Outras a aparecerem são as gigantes dos pagamentos Visa (37º) e Mastercard (41º), além do banco J.P. Morgan (24º).

Para Gonzalo Brujó, chefe global da Interbrand, “a marca é um veículo através do qual cada negócio consegue se direcionar a diferentes necessidades dos consumidores, por meio de um portfólio de produtos e serviços diferenciados. Marcas nunca tiveram tanto poder e responsabilidade, tampouco na escala que têm [hoje]”, segundo ele.

O que acharam da lista?

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple teria reduzido pedidos de iPhones 14 por baixa demanda

Próx. Post

Leilão da Receita tem MacBooks Pro por R$2 mil e muito mais

Posts Relacionados