O melhor pedaço da Maçã.

Apple poderá limitar funções do iOS pela localização de usuários

A descoberta abre caminho para entender como a empresa deverá lidar com as legislações da Europa e o sideloading de apps
9to5Mac
App Store com um cadeado

O 9to5Mac revelou hoje que a Apple está adotando “técnicas de codificação rígidas” para que algumas funções do iOS não funcionem em locais específicos. O sistema (de codinome countryd), segundo o site, foi adicionado na versão 16.2 do SO e não está sendo usado para nada… até agora.

Publicidade

Por mais que restrições no iOS sempre tenham existido, muitas dependem da região onde o iPhone foi configurado ou, inclusive, de onde ele vem. No entanto, esse novo sistema trabalha de forma inteligente, cruzando dados como a localização do GPS1Global positioning system, ou sistema de posicionamento global. e informações do cartão SIM para apontar com precisão em que país o usuário está.

Ainda de acordo com o site, “o código visto […] deixa claro que este sistema é projetado para definir restrições determinadas pelos reguladores governamentais”. Isso, portanto, abre caminho para entender como a Apple deverá lidar com as legislações da Europa e o sideloading de apps.

Há alguns dias, Mark Gurman (da Bloomberg) afirmou que a Maçã poderá, com o iOS 17, permitir a prática de instalar apps no iPhone/iPad de fora da App Store apenas no continente europeu — apenas porque ela é obrigada pela Lei dos Mercados Digitais. Para evitar maiores dores de cabeça com a justiça, a ideia seria restringir o recurso ao território.

Publicidade

Com o sistema countryd, a gigante de Cupertino poderá identificar com bastante facilidade se o iPhone ou iPad está sendo usado em algum país da União Europeia. Caso positivo, o sistema automaticamente deverá permitir a instalação de aplicativos por fontes desconhecidas; caso contrário, o usuário não conseguirá realizar tal ação.

No caso de outros países, ao longo do tempo, obrigarem a Apple a permitirem a instalação de aplicativos por fora da App Store — ou, até mesmo, qualquer outra funcionalidade do sistema —, bastaria uma atualização no código para que tal recurso fosse habilitado/desabilitado.

Ainda assim, não está claro se (nem de qual forma) a Maçã anunciará oficialmente que abrirá o iOS/iPadOS para aderir ao sideloading (a instalação de aplicativos por fontes desconhecidas) como um novo recurso dos sistemas. Por ora, a empresa também não comentou a descoberta feita pelo 9to5Mac.

Notas de rodapé

  • 1
    Global positioning system, ou sistema de posicionamento global.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

DJI lança Mavic 3 Pro, drone com 3 câmeras e suporte a ProRes

Próx. Post

Novo recurso Canvas é finalmente lançado pelo Slack

Posts Relacionados