O melhor pedaço da Maçã.

“Killers of the Flower Moon” não é mais favorito ao Oscar — mas ainda há esperanças

DiCaprio foi esnobado, assim como o roteiro do filme — mas Lily Gladstone segue firme na corrida

E cá estamos nós com mais uma rodada de previsões, análises e comentários sobre a famigerada temporada de premiações! Desta vez, o foco está na 96ª edição dos Prêmios da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas — mais conhecidos, claro, como Oscars —, cujas indicações foram anunciadas em 23 de janeiro.

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Como escrevi há algumas semanas, o favoritismo de “Killers of the Flower Moon” (ou “Assassinos da Lua das Flores”, em português) para o prêmio principal da noite já estava ameaçado após algumas derrotas significativas nos Critics Choice Awards e nas indicações ao BAFTA, o “Oscar britânico”. E a lista de indicados ao Oscar reforçou esta impressão: ao que parece, o raio não atingirá o mesmo lugar duas vezes e não será agora que a Apple terá duas estatuetas de Melhor Filme na sua prateleira 1O que é irônico, considerando que “Killers” é 1 milhão de vezes mais filme que “CODA”. Mas essa discussão fica para outro dia….

Apenas para recapitular, vamos dar uma olhada nas dez categorias nas quais o filme da Maçã está concorrendo, bem como seus concorrentes. De quebra, vamos jogar no bolo também as indicações de “Napoleão” (que são quase todas nas mesmas categorias de “Killers”, diga-se).

Melhor Filme

Melhor Diretor

  • Christopher Nolan, “Oppenheimer”
  • Jonathan Glazer, “Zona de Interesse”
  • Justine Triet, “Anatomia de uma Queda”
  • Martin Scorsese, “Assassinos da Lua das Flores”
  • Yorgos Lanthimos, “Pobres Criaturas”

Melhor Atriz

  • Annette Bening, “Nyad”
  • Carey Mulligan, “Maestro”
  • Emma Stone, “Pobres Criaturas”
  • Lily Gladstone, “Assassinos da Lua das Flores”
  • Sandra Hüller, “Anatomia de uma Queda”

Melhor Ator Coadjuvante

  • Mark Ruffalo, “Pobres Criaturas”
  • Robert De Niro, “Assassinos da Lua das Flores”
  • Robert Downey Jr., “Oppenheimer”
  • Ryan Gosling, “Barbie”
  • Sterling K. Brown, “American Fiction”

Melhor Fotografia

  • “Assassinos da Lua das Flores” – Rodrigo Prieto
  • “O Conde” – Edward Lachman
  • “Maestro” – Matthew Libatique
  • “Oppenheimer” – Hoyte van Hoytema
  • “Pobres Criaturas” – Robbie Ryan

Melhor Montagem

  • “Anatomia de uma Queda” – Laurent Sénéchal
  • “Assassinos da Lua das Flores” – Thelma Schoonmaker
  • “Oppenheimer” – Jennifer Lame
  • “Pobres Criaturas” – Yorgos Mavropsaridis
  • “Os Rejeitados” – Kevin Tent

Melhor Figurino

  • “Assassinos da Lua das Flores” – Jacqueline West
  • “Barbie” – Jacqueline Durran
  • “Napoleão” – Janty Yates, Dave Crossman
  • “Oppenheimer” – Ellen Mirojnick
  • “Pobres Criaturas” – Holly Waddington

Melhor Design de Produção

  • “Assassinos da Lua das Flores” – Jack Fisk, Adam Willis
  • “Barbie” – Sarah Greenwood, Katie Spencer
  • “Napoleão” – Arthur Max, Elli Griff
  • “Oppenheimer” – Ruth de Jong, Claire Kaufman
  • “Pobres Criaturas” – James Price, Shona Heath, Zsuzsa Mihalek

Melhor Trilha Sonora Original

  • “American Fiction” – Laura Karpman
  • “Assassinos da Lua das Flores” – Robbie Robertson
  • “Indiana Jones e a Relíquia do Destino” – John Williams
  • “Oppenheimer” – Ludwig Göransson
  • “Pobres Criaturas” – Jerskin Fendrix

Melhor Canção Original

  • “The Fire Inside”, de “Flamin’ Hot” – Diane Warren
  • “I’m Just Ken”, de “Barbie” – Mark Ronson, Andrew Wyatt
  • “It Never Went Away”, de “American Symphony” – Jon Batiste, Dan Wilson
  • “Wahzhazhe (A Song for My People)”, de “Assassinos da Lua das Flores” – Scott George
  • “What Was I Made For?”, de “Barbie” – Billie Eilish, Finneas O’Connell

Melhores Efeitos Visuais

  • “Godzilla Minus One” – Takashi Yamazaki, Kiyoko Shibuya, Masaki Takahashi, Tatsuji Nojima
  • “Guardiões da Galáxia Vol. 3” – Stephane Ceretti, Alexis Wajsbrot, Guy Williams, Theo Bialek
  • “Missão: Impossível – Acerto de Contas Parte Um” – Alex Wuttke, Simone Coco, Jeff Sutherland, Neil Corbould
  • “Napoleão” – Charley Henley, Luc-Ewen Martin-Fenouillet, Simone Coco, Neil Corbould
  • “Resistência” – Jay Cooper, Ian Comley, Andrew Roberts, Neil Corbould

Notaram um ponto em comum? Em quase todas as categorias, “Killers” tem a inglória competição dos dois filmes mais indicados da noite, “Oppenheimer” (13) e “Pobres Criaturas” (11) — o filme da Maçã completa o pódio, com 10 indicações. Seja em qual for o páreo, a produção terá uma vida complicada pela frente ao disputar com outros dois queridinhos da Academia.

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Outro sinal de que “Killers” não foi recebido de coração totalmente aberto pelos membros da instituição é que o filme ficou de fora de duas categorias importantes nas quais a sua presença já era basicamente garantida: Leonardo DiCaprio foi esnobado na corrida de Melhor Ator, enquanto a escrita de Martin Scorsese e Eric Roth acabou perdendo a indicação na categoria de Melhor Roteiro Adaptado.

Considerando tudo isso e a julgar pelos humores da indústria, todos os caminhos indicam uma noite muito feliz para Christopher Nolan no próximo dia 10 de março: a não ser que alguma mudança muito drástica de ventos ocorra nas próximas semanas, “Oppenheimer” deverá sair com alguns dos principais prêmios da noite, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Roteiro Adaptado — a categoria de Melhor Ator ainda tem um certo ponto de interrogação, uma vez que Paul Giamatti (por “Os Rejeitados”) tem crescido muito na simpatia do público.

O que resta para “Killers”? Nas categorias principais, a maior chance da Apple é na corrida de Melhor Atriz, cujo cenário não mudou muito nas últimas semanas — estamos falando basicamente de um duelo entre Lily Gladstone e Emma Stone, que têm dividido todos os prêmios da indústria e dos críticos.

No momento da escrita deste artigo, Stone continua com uma dianteira sobre Gladstone no agregador de previsões Goldderby: nas chances combinadas (que juntam palpites de especialistas da área e dos principais usuários do site), a atriz de “Pobres Criaturas” tem 2.626 votos, contra 2.078 da de “Killers”. Por outro lado, conta a favor de Gladstone o fato de ela ser a primeira atriz indígena dos EUA indicada ao Oscar, bem como a lembrança de que Stone já tem um Oscar, por “La La Land” 2Mais uma vez, lembro que estamos falando aqui de fatores externos que influenciam a disputa, não do mérito de cada performance em si — o que é um absurdo, mas é como se joga o jogo. 😛.

E nas demais categorias? Eu choraria bastante vendo Robbie Robertson levar um Oscar póstumo pela maravilhosa trilha de “Killers”, mas essa parece ser outra categoria cuja estatueta já está gravada com o nome de “Oppenheimer”. O filme de Scorsese tem alguma chance nas corridas de Fotografia e Montagem, mas não é considerado favorito em nenhuma das duas — sob o risco de soar repetitivo, é bem provável que “Oppenheimer” pape tudo por aqui, também.

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Vale lembrar que, quatro anos atrás, outra obra-prima de Scorsese — “O Irlandês” — também foi indicada a dez Oscars e acabou, para a indignação de muitos (incluindo este que vos escreve), saindo da cerimônia de mãos vazias. Será que a maldição acometerá nosso TikToker favorito novamente? Só o tempo dirá, pois sabemos que a Academia adora tirar uns coelhos da cartola nos últimos momentos. Agora, entretanto, a maré não está muito a favor da Maçã.

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A propósito, falando na Apple, podem anotar: “Napoleão” não vai levar nada. 😂

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Notas de rodapé

  • 1
    O que é irônico, considerando que “Killers” é 1 milhão de vezes mais filme que “CODA”. Mas essa discussão fica para outro dia…
  • 2
    Mais uma vez, lembro que estamos falando aqui de fatores externos que influenciam a disputa, não do mérito de cada performance em si — o que é um absurdo, mas é como se joga o jogo. 😛

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