A Meta, dona do Instagram e do Messenger, anunciou hoje um novo recurso que permite aos usuários fazer chamadas de vídeo usando Memojis avatares animados. Na prática, agora é possível conversar por vídeo com amigos e familiares sem mostrar o rosto na tela.
De acordo com a empresa, nem sempre o usuário está preparado para aparecer na câmera — seja por causa de cabelo bagunçado ou por ter chorado ao assistir a um filme emocionante.
Todos nós já passamos por uma situação do tipo: um belo dia, aparece uma reunião de última hora e o cabelo está num “dia ruim”, ou você simplesmente está com os olhos meio inchados depois de ter assistido a sua série dramática favorita pela décima vez (sem julgamentos). Às vezes, simplesmente não estamos prontos para ligar a câmera.
Não seria ótimo se existisse uma alternativa entre câmera desligada e câmera ligada, para que você se sinta um pouco mais presente numa ligação?
Por isso, eles tiveram a ideia de usar avatares como uma terceira opção entre aparecer no vídeo e desligar a câmera. Com o Avatar da Meta, portanto, é possível estar presente na chamada e interagir com os outros; o recurso está disponível para iOS e Android.
A Meta também adicionou as Figurinhas Animadas que podem ser compartilhadas no Instagram, nos Stories, nos Reels, no comentários do Facebook e em conversas privadas no Messenger e no Instagram.
De acordo com a empresa de Mark Zuckerberg, esses adesivos mostram os avatares realizando várias ações, como acenando, dançando ou aplaudindo, adicionando um elemento “divertido e útil” às conversas.
A Meta também anunciou as Figurinhas Sociais, as quais permitem que um usuário marque seus amigos e crie adesivos com os avatares de ambos. A visão da companhia é tornar as interações ainda mais envolventes e personalizadas.
Além dessas novidades, a Meta introduziu outras melhorias relacionadas aos avatares. A companhia disse que está testando uma forma mais simples de criá-los no Facebook e no WhatsApp.
Agora, o usuário poderá tirar uma selfie e a plataforma sugerirá opções de avatar que se parecem com você. A partir daí, será possível personalizar o avatar para torná-lo mais “fiel” à imagem de quem a pessoa realmente é.
Por fim, em busca de uma maior consistência e uma aparência mais realista, a Meta anunciou que está padronizando o visual dos avatares em todas as suas plataformas. Isso significa que eles terão uma aparência semelhante tanto na realidade virtual (VR) quanto no Facebook, no Instagram, no Messenger e no WhatsApp — chega de cabeças desproporcionalmente grandes ou proporções irreais, portanto.