O melhor pedaço da Maçã.

Khronos Group publica versão preliminar da tecnologia WebGL para desenvolvedores de browsers

A tecnologia WebGL acaba de ganhar uma versão preliminar para implementação em navegadores web, algo que promete acelerar sua rápida adoção na entrega de gráficos 3D para internet sem plugins. O Khronos Group, responsável por aprovar sua especificação para distribuição no atual estado, também liberou uma proposta inicial de artigos de referência para desenvolvedores, facilitando a entrada de mais pessoas como contribuidoras no projeto.

Publicidade
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=2rpKpj6ZO9w[/youtube]

Uma das suas grandes limitações é a necessidade de muito trabalho para atingir resultados, pois ela é baseada na tecnologia OpenGL|ES 2.0 e exposta através JavaScript e HTML5. No entanto, o potencial dos resultados que podem ser obtidos por meio dela é um dos motivos que fazem o Khronos Group apostar alto na sua adoção pelos desenvolvedores, o que já pode ser conferido em experimentos usando WebGL disponíveis pela internet.

Versões de pré-lançamento do Mozilla Firefox, Google Chrome (Chromium), Safari (WebKit) e Opera já trazem suporte para a nova especificação, porém escondida por trás de preferências especiais ou scripts de linha de comando. Na lado dos desenvolvedores de hardware, AMD e NVIDIA trabalham para garantir que ela seja compatível com suas GPUs, algo que aparenta estar praticamente garantido até para máquinas pouco recentes.

Um artigo recente da Mozilla cobre diversos detalhes adicionais sobre o estado preliminar da tecnologia, falando sobre alguns aspectos essenciais para interessados em realizar testes. Com suporte garantido em todos os principais browsers no Mac OS X, tudo que você precisa fazer é escolher um deles e começar a brincar com alguns exemplos — como estes, desenvolvidos pelo time de desenvolvimento do WebKit.

[via Electronista]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Playboy lança aplicativo oficial para iPhone OS, mas não espere ver mulheres peladas por lá

Próx. Post

Apesar de adquirido pela Apple, Lala também estava na mira do Google (história familiar?)

Posts Relacionados