O melhor pedaço da Maçã.
BGR
Conector Lightinng do iPhone

Europa concorda em padronizar uso do USB-C em iPhones e outros

Há alguns dias, informamos que legisladores da União Europeia se reuniriam hoje para votar um projeto de lei que visa padronizar a entrada USB-C em todos os dispositivos eletrônicos, incluindo iPhones, vendidos na Europa a partir do fim de 2024.

Publicidade

Hoje, portanto, um acordo sobre o projeto foi alcançado, como divulgado em um comunicado à imprensa pela Comissão do Mercado Interno e Proteção ao Consumidor do Parlamento Europeu.

A obrigatoriedade de um “carregador comum” é uma tentativa da UE de reduzir o lixo eletrônico e facilitar a vida dos consumidores a partir de uma recarga rápida universal. Os legisladores esperam que, no futuro, telefones, tablets, câmeras digitais e afins não precisem vir com carregador na caixa (como os iPhones já não vêm), pois os compradores “já terão os acessórios apropriados em casa”.

A UE estima que a legislação poderá gerar uma economia de 250€ milhões por ano em “compras desnecessárias de carregadores” e reduzir cerca de 11.000 toneladas de lixo eletrônico anualmente.

Publicidade

Naturalmente, o acordo terá um impacto significativo para a Apple, que é a única grande fabricante cujos smartphones ainda não usam uma porta USB-C — embora já haja rumores que apontam para essa mudança em breve.

Quando perguntado se a UE estava mirando especificamente a Apple com o projeto, o comissário para o mercado interno da UE, Thierry Breton, disse que esse não era o caso:

A regra vale para todos e não está sendo adotada contra ninguém. Estamos trabalhando para os consumidores, não para as empresas, e temos que dar regras a essas empresas; regras claras para entrar no mercado interno. Dentro de dois anos, se a Apple quiser vender seus produtos em nosso mercado interno, ela terá que cumprir nossas regras e seu dispositivo terá que ser USB-C.

A legislação ainda precisa ser formalmente aprovada pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho Europeu ainda neste ano. Caso outorgada, poderá entrar em vigor 20 dias após a publicação no Jornal Oficial da UE — e as suas disposições começarão a ser aplicadas a novos dispositivos após 24 meses.

via The Verge

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Baixe os wallpapers oficiais do iOS 16!

Próx. Post

iOS 16 adiciona suporte a controles do Nintendo Switch

Posts Relacionados