O melhor pedaço da Maçã.

macOS 13.1, iOS 16.2 e iPadOS 16.2 otimizarão Stable Diffusion no Core ML

Stable Diffusion

Uma das novas maravilhas da internet moderna, o Stable Diffusion colocou a equipe da Apple de desenvolvimento para trabalhar, especialmente para aprimorar o desempenho da inteligência artificial em máquinas rodando chips Apple Silicon.

Publicidade

A Maçã anunciou que otimizou o Core ML — estrutura de aprendizado de máquina usada em todos os produtos da empresa — para o Stable Diffusion no macOS 13.1, no iOS 16.2 e no iPadOS 16.2, que estão atualmente em fase beta.

Basicamente endossando o uso do gerador de imagens por inteligência artificial, a empresa acredita que sua implementação por meio de aplicativos é preferível em relação à baseada em servidores, já que mantém os dados fornecidos pelo usuário localmente no dispositivo. Os apps também dispensam o uso de internet uma vez que estão instalados.

De acordo com a Maçã, a otimização vem acompanhada com uma simplificação da conversão de modelos, o que facilita que desenvolvedores incorporem a tecnologia em seus aplicativos e que se obtenha um melhor desempenho em dispositivos com processadores M1/M2.

Dessa forma, o Stable Diffusion conseguirá aproveitar ao máximo as arquiteturas Neural Engine e GPU da Apple que estão presentes nos seus chips proprietários, resultando em uma geração de imagens incrivelmente rápida.

Um MacBook Air com chip M2 e 8GB de memória unificada, por exemplo, conseguiu completar 50 iterações e gerar uma imagem em menos de 18 segundos. Um iPad Pro com o chip M1, por sua vez, conseguiria fazer o mesmo trabalho em menos de 30 segundos.

Um baita avanço, não acham?

via MacStories

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Indie App Santa traz ofertas de apps todo dia até o Natal

Próx. Post

Apple quer cobrar taxa por transferências de NFTs, diz Coinbase

Posts Relacionados