O melhor pedaço da Maçã.

98% dos novos veículos têm suporte ao CarPlay ou ao Android Auto

CarPlay

Uma pesquisa da Straits Research detalhou o estado do mercado de sistemas de multimídia automotivos, além de fazer previsões sobre o segmento nos próximos anos. O tamanho desse setor, em 2021, era avaliado em US$29 bilhões e deverá, de acordo com a consultoria, atingir US$56 bilhões até 2030, com um crescimento anual médio de 8,8%.

Publicidade

De acordo com o levantamento, existe uma demanda crescente por parte dos consumidores em relação a sistemas de informação e entretenimento, como o CarPlay. Em específico, os recursos de navegação desses softwares vêm ganhando popularidade devido à maior praticidade e confiabilidade.

Como destacado pelo AppleInsider, atualmente 98% de veículos produzidos incluem o suporte ao CarPlay ou ao Android Auto. Pelo visto, as montadoras estão buscando ir ao encontro do que os consumidores priorizam: segundo a pesquisa, 80% dos compradores de carros preferem veículos que contem com a referida tecnologia.

Estão sendo adotados, ainda, cada vez mais sistemas modulares, o que permite um custo mais baixo, deixando os veículos de alguma forma mais acessíveis. O tamanho das telas desses sistemas também vem aumentando, além de eles estarem cada vez mais presentes tanto no painel do carro quanto na parte de trás do veículo, destinados aos que estão sentados nos bancos traseiros.

Publicidade

Com relação às fabricantes, a Tesla é a que tem a maior satisfação dos clientes no que tange a esses sistemas de multimídia, com 86% de aprovação. A BMW também aparenta ter feito um bom trabalho com o iDrive, que tem 80% de avaliações positivas por parte dos consumidores. Para manter essa qualidade, porém, é necessário atualizar os sistemas constantemente, o que tem custos bastante sensíveis.

Infelizmente, soluções como o CarPlay não têm apenas externalidades positivas. A pesquisa lembrou que as tecnologias podem aumentar a ocorrência de acidentes em razão da maior desatenção por parte de motoristas. Nos Estados Unidos, houve um aumento de 22% no número de fatalidades por causa de falta de atenção ao dirigir, de 2021 para 2022.

Vale lembrar que o CarPlay está em processo de reformulação. Conforme demonstrado na WWDC22, no ano passado, a ideia é que o sistema da Apple “domine” diversas áreas do veículo, não ficando restrito à tela que exibe os aplicativos e afins. Até mesmo ações como abastecer o carro poderão ser mediadas pelo software automotivo.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Ivory, cliente de Mastodon, é lançado para Mac

Próx. Post

Apple atualiza Final Cut Pro, Logic Pro, iMovie e mais para Mac

Posts Relacionados