O melhor pedaço da Maçã.

Engenheiros do motor de pesquisa da Apple retornam ao Google

Koshiro K / Shutterstock.com
Apps do Apple e do Google

Desde que a Apple adquiriu a Laserlike, no fim de 2018, muito se especula sobre a possibilidade de a empresa lançar o seu próprio motor de pesquisa. Os funcionários que vieram com a startup (formada por ex-engenheiros do Google), vale notar, trabalharam ativamente na expansão do Spotlight no iOS 14 — o que jogou ainda mais lenha nos rumores.

Publicidade

De acordo com o The Information, entretanto, alguns desses funcionários deixaram a Maçã recentemente para retornar justamente ao Google. Entre os nomes citados pelo veículo, estão Srinivasan Venkatachary, Anand Shukla e Steven Bake — todos cofundadores da Laserlike.

Venkatachary, que durante sua passagem pela Apple fez parte do time de aprendizado de máquina e inteligência artificial e ajudou a gerenciar uma equipe de cerca de 200 funcionários, se tornou agora o mais novo vice-presidente de engenharia da desenvolvedora do Android. Shukla e Bake, ainda de acordo com o veículo, teriam entrado para o mesmo time de Venkatachary, embora seus cargos ainda não tenham sido revelados.

Ademais, as informações também dão conta de que o tal motor de pesquisa da Apple, pensado justamente para rivalizar com o do Google, estaria a pelo menos quatro anos de ser lançado. Atualmente, vale lembrar, o Google mantém um contrato de aproximadamente US$18 bilhões por ano com a Apple para permanecer como a opção padrão de busca do iOS/iPadOS.

Publicidade

De acordo com uma pessoa familiar ao projeto, ainda existe a possibilidade de a Apple substituir seu contrato com o Google para assinar um outro com a Microsoft, o que tornaria o (bem menos popular) Bing o motor de pesquisa padrão dos dispositivos da Maçã. Como lançar uma opção própria significaria aumentar consideravelmente os gastos com o seu time de pesquisa, essa opção ainda não teria sido descartada pela Maçã.

No momento, a Apple estaria concentrando seus esforços em melhorar as ferramentas de pesquisa de serviços como o Apple Music e a App Store usando as tecnologias desenvolvidas pela antiga equipe de Venkatachary. Uma prioridade da Maçã seria tornar o Spotlight capaz de responder um número até 100x maior de perguntas em um futuro não tão distante.

via 9to5Mac

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Ofertas: iPhone 12 (64GB) com 30% de desconto e cashback

Próx. Post

COVID-19: Conecte SUS adota certificado de vacina da Apple

Posts Relacionados