O melhor pedaço da Maçã.
Teardown do iPhone 13 Pro feito pela iFixit

Eis as peças dos iPhones 13 que podem ser trocadas

Há alguns dias, a iFixit publicou o seu teardown do iPhone 13 Pro, revelando uma nova bateria em forma de “L”, um sensor TrueDepth modificado e mais.

Publicidade

Agora, corroborando o vídeo do YouTuber Hugh Jeffreys, o qual indicou as limitações sobre troca de peças entre os novos aparelhos, a firma de reparos explicou quais componentes podem ou não ser substituídos na nova linha.

Telas

Em relação às notícias recentes de que a substituição da tela dos novos iPhones invalidava o uso do Face ID, a iFixit disse que ainda não sabe se isso é uma limitação de hardware ou de software.

Teardown do iPhone 13 Pro feito pela iFixit

Contudo, ela concluiu que a troca da tela entre o modelo Pro e o normal não é possível de ser realizada, uma vez que os conectores são incompatíveis. Já a troca entre os mesmos modelos é possível — mas, como já falamos, inviabiliza o reconhecimento facial.

Publicidade

No entanto, nem tudo está perdido. Uma pessoa próxima à equipe da iFixit afirmou que o suporte da Apple lhe disse que isso será corrigido em uma atualização do iOS. Veremos se isso realmente procede…

Baterias

Como o próprio teardown da iFixit já havia revelado, as baterias do iPhone 13 e do iPhone 13 Pro não são intercambiáveis. O modelo “profissional” possui uma bateria em formato de “L”, enquanto o modelo padrão, uma bateria tradicional.

Teardown do iPhone 13 Pro feito pela iFixit
Bateria em L (do iPhone 13 Pro) à esquerda; bateria tradicional (do iPhone 12 Pro) à direita

A troca da bateria entre os mesmos modelos (ou seja, entre dois iPhones 13 Pro ou dois iPhones 13) é possível — porém o sistema alerta que a bateria não é genuína e tanto a Saúde da Bateria quanto o Modo Pouca Energia ficam indisponíveis.

Câmeras

Em relação às câmeras, a troca entre o modelo Pro e o normal não pode ser feita por motivos óbvios. O aparelho chega a ligar, mas o sensor não funciona. Já a troca entre modelos iguais pode ocorrer, contanto que você aceite o aviso de que a peça não é genuína.

Teardown do iPhone 13 Pro feito pela iFixit

A iFixit nota que, como não há câmeras de terceiros (ou de segunda linha) que possam ser instaladas em iPhones (ou seja, todas as lentes são produzidas diretamente para a Apple), o aviso de peça não genuína apenas serve para informar que a Apple não recebeu uma comissão pela troca do componente. 😛

Sensores e câmera frontal

A reposição tanto dos sensores quanto da câmera FaceTime entre o modelo Pro e o normal é fisicamente impossível. Já a troca entre os mesmos modelos pode ser feita, contudo sem o devido funcionamento do Face ID.

Alto-falantes e Taptic Engine

A substituição desses componentes entre diferentes modelos também é fisicamente impossível. A troca dos alto-falantes principais (que ficam na parte inferior do aparelho) e do Taptic Engine pode ser feita sem problemas entre modelos iguais; já a troca do alto-falante frontal ainda precisa ser confirmada.

Bandeja e leitor de cartão SIM

Teardown do iPhone 13 Pro feito pela iFixit

Por fim, a troca da bandeja pode ser feita tanto entre modelos iguais e diferentes; já a troca do leitor de cartão SIM pode ser feita apenas entre iPhones iguais.

Publicidade

No fim das contas, a iFixit ainda ficou de testar a intercambiabilidade da bobina de carregamento sem fio, do conector Lightning, da placa lógica e do scanner LiDAR.

Pelo menos por enquanto, a situação não parece nada boa. Na maior parte dos casos nos quais a reposição das peças pode ser feita, a própria Apple cria maneiras de tentar inviabilizar ou alertar sobre substituição.

iPhones 13 Pro e 13 Pro Max
Comprar iPhone 13 de Apple Preço à vista: a partir de R$4.949,10
Preço parcelado: a partir de R$5.499,00 em até 12x
Cores: azul, rosa, meia-noite, estelar, verde ou (PRODUCT)RED
Capacidades: 128GB, 256GB ou 512GB

NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Twitter terá contas profissionais com mais recursos de monetização

Próx. Post

Apple teria apoiado grupo de lobistas contra propostas ambientais

Posts Relacionados