O melhor pedaço da Maçã.

USB4 2.0 poderá atingir velocidades de até 120Gbps

Shutterstock.com
Cabo USB-C

O USB Implementers Forum (USB-IF) confirmou nesta semana [PDF] que o padrão USB4 2.0 poderá alcançar uma velocidade de transferência de dados de até impressionantes 120Gbps. Essa velocidade, entretanto, será desbloqueada apenas em momentos em que dispositivos mais exigentes, como monitores, estiverem conectados.

Publicidade

De acordo com as especificações da tecnologia, em situações de uso “normal”, o USB4 2.0 conseguirá atingir uma velocidade de transferência de 80Gbps (ida e volta). Assim que o sistema detectar uma demanda por uma maior largura de banda, o padrão passará então a transferir dados a uma velocidade de 120Gbps em três pistas.

A aplicação mais comum para esse tipo de velocidade, de acordo com Brad Saunders, CEO1Chief executive officer, ou diretor executivo. do USB-IF, será no caso de “monitores de alta performance”. Nesse cenário, o computador enviaria dados a 120Gbps para o display ao mesmo tempo em que uma quarta pista de 40Gbps ficaria disponível para enviar dados de volta pro sistema.

Essa performance toda seria ideal para criadores e gamers que prezam por monitores com uma alta resolução e taxa de atualização, HDR2High dynamic range, ou ampla faixa dinâmica., uma extensa gama de cores e outros recursos. O USB4 2.0 também deverá melhorar a performance de setups com múltiplos monitores.

Cabos USB4 1.0 passivos, que atualmente estão limitados a 40Gbps, também poderão atingir 80Gbps em alguns casos. Já os cabos USB4 1.0 ativos, ou seja, que contam com um chip para o gerenciamento da transferência de dados, continuarão limitados à sua velocidade original.

O USB4 2.0 também terá suporte às interfaces DisplayPort 2.1 e PCIe 4.0 — novidades que deverão melhorar a performance de GPUs3Graphics processing units, ou unidades de processamento gráfico. externas.

Thunderbolt

O USB4 2.0 também servirá de base para a próxima geração do padrão Thunderbolt, desenvolvido pela Intel. De acordo com a empresa, ele também contará com velocidades de 80Gbps (ida e volta) e 120Gbps em alguns casos.

Publicidade

Além de contar basicamente com as mesmas melhorias do USB4 2.0 voltadas a monitores e GPUs externas (incluindo a DisplayPort 2.1 e o PCIe 4.0), a nova geração do Thunderbolt também permitirá cabos passivos de até um metro de comprimento, tornando a coisa toda bem mais flexível.

Publicidade

Ainda segundo a Intel, a próxima geração do Thunderbolt deverá ser lançada junto à 13ª geração de chips para laptops — esperada para chegar na primeira metade de 2023. A empresa também não confirmou qual será o nome exato do padrão, embora seja quase certo que ele se chamará “Thunderbolt 5”.

via Ars Technica, The Verge

Notas de rodapé

  • 1
    Chief executive officer, ou diretor executivo.
  • 2
    High dynamic range, ou ampla faixa dinâmica.
  • 3
    Graphics processing units, ou unidades de processamento gráfico.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Meses depois, Dropbox ganha suporte total ao macOS Monterey [atualizado]

Próx. Post

Natalie Morales se junta ao elenco de “The Morning Show”, do Apple TV+

Posts Relacionados