O melhor pedaço da Maçã.

Adobe quer padronizar formato CinemaDNG em arquivos de cinema

NABA NAB (National Association of Broadcasters) já começou em Las Vegas e a Adobe aproveitou esta segunda-feira para anunciar seus planos de um novo formato aberto de vídeo que utilizará sua Digital Negative Specification (DNG), primeiro implementada em imagens estáticas.

Publicidade

A empresa liderará a iniciativa de estabelecer um novo padrão da indústria para arquivos digitais de cinema. Uma coalizão de fabricantes de câmeras, softwares e codecs trabalhará no projeto, como a Panavision, Silicon Imaging, Dalsa, Weisscam, ARRI, Iridas, The Foundry e a CineForm.

A idéia do CinemaDNG é otimizar fluxos de trabalho, facilitando o arquivamento e troca de dados. A Adobe quer se colocar à frente da evolução natural durante a migração do cinema para o formato digital, evitando que o mercado seja poluído por múltiplos formatos e tecnologias proprietárias que só prejudicam o consumidor final — e os próprios fabricantes, que cortarão muitos dos custos de desenvolvimento de utilitários de conversão de formatos especializados, por exemplo.

Por enquanto, não há uma data prevista para a conclusão da iniciativa.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

OpenMac: a volta dos clones de Macs?

Próx. Post

Obama na campanha pela Apple

Posts Relacionados