Você certamente já viu aqui no MacMagazine algo relacionado às quantias ridiculamente altas que o Google paga anualmente à Apple para que o seu buscador permaneça como o padrão do iOS e do Safari — valores que, embora quase ofensivos aos ouvidos de meros mortais como nós, devem ser o investimento bem lucrativo da gigante de Mountain View considerando a ubiquidade dos iPhones e iPads ao redor do mundo.
Mas parece que a coisa está prestes a mudar de figura. De acordo com o Wall Street Journal, o Google deverá diminuir o valor repassado à Apple pelo contrato, bem como todos os seus investimentos gerais com a promoção do seu buscador (que, convenhamos, não precisa efetivamente de um centavo de investimento em promoção a essa altura do campeonato).
A Alphabet [empresa-mãe do Google] afirmou aos investidores que espera desacelerar o crescimento dos custos com aquisição de tráfego pagos aos seus parceiros de distribuição — que incluem a Apple — a partir deste ano, ao menos em relação à receita desse segmento do negócio. Isso pode significar um menor pagamento para a Apple no que é uma lucrativa fonte de receita.
Como já falamos por aqui, os gastos do Google para se manter como buscador do iOS foram de cerca de US$1 bilhão em 2014 e subiram para US$3 bilhões em 2017 (valores estimados, já que nenhuma das duas empresas divulga a quantia exata), ou seja, esse era um gráfico em vertiginosa subida já há algum tempo. Com a mudança de rumo, a gigante de Mountain View poderá colocar o pé no freio nos gastos e até diminuir esses valores, eventualmente.
A mudança, ainda que certamente não vá fazer falta no quase trilionário esquema geral das coisas em Cupertino, pode representar uma mudança na situação do buscador padrão do iOS. Apple e Google certamente discutirão muito para chegar a um acordo (ninguém quer perder uma cooperação dessas, afinal), mas pode ser que os executivos da Maçã não fiquem satisfeitos com a decisão da concorrente — portanto, teremos que aguardar para ver o resultado disso.
via 9to5Mac