Mais um periódico chega ao iPad sem ficar de #mimimi
por causa das informações dos leitores: o New York Post acaba de lançar um app que oferece, via In-App Purchases, planos de assinatura mensais, semestrais e anuais sem complicações para o usuário.
Adquirindo o app de US$2 [6,3MB; requer o iOS 3.2 ou superior em iPads], você já leva uma assinatura de 30 dias, para experimentar o jornal (genial!). Depois disso, é possível adquirir planos de assinatura por mais um mês (US$7), por seis meses (US$40) ou por um ano inteiro (US$75) — mas comprar o app de novo não funciona, a não ser que você use outra AppleID.
No app, você encontra as principais seções do jornal (News, Page Six, Opinion, Pulse, Business e Sports), pode compartilhar histórias por email, Facebook ou Twitter, fazer sua própria capa e conferir galerias de fotos e vídeos que não foram para as bancas (viu, como é bom pras editoras não ter que imprimir?).
Mas a parte mais suculenta deste anúncio nem é o preço do jornal em si, mas o que comentaram na Forbes sobre a situação das assinaturas na loja de aplicativos da Apple. Supostamente, a Maçã teria limitado a venda de assinaturas dentro dos apps apenas a publicações que já possuíssem um modelo de negócios digital, como o Financial Times e o Wall Street Journal. Outro periódicos precisariam encontrar seus próprios meios de oferecer pacotes de edições, seja atrelando-a às edições tradicionais (como a People) ou a serviços oferecidos por terceiros. Ou seja, um saco de gatos.
Que situação… Espero que isso seja resolvido em algum momento — seja pelas editoras abrindo mão das informações dos leitores, seja pela Apple oferecendo meios amigáveis de se fazerem assinaturas que agradem a leitores e publicações. Do jeito que está é que não pode ficar.