O melhor pedaço da Maçã.

“Apple Car”: montadoras japonesas também estão no páreo para fabricá-lo

A lista está cada vez maior
Apple Car

Acreditem se quiser, mas a avalanche de rumores sobre o “Apple Car” que caiu sobre nós nas últimas semanas ainda está longe de acabar. Nos últimos tempos, a discussão sobre o famigerado veículo mudou de direção (sem trocadilhos) e passou a tratar, principalmente, de possíveis parcerias que a Maçã faria com montadoras já existentes para fabricar sua criação de quatro (quatro?) rodas.

Publicidade

Rumores sobre GM, PSA e Mercedes-Benz já surgiram, mas até o momento a possibilidade maior recai sobre os ombros da Hyundai — que chegou a dar com a língua nos dentes sobre isso — e sua subsidiária Kia, que poderá até mesmo receber um investimento bilionário da Apple. E adivinhem: parece que a Maçã não vai parar por aí.

De acordo com o Nikkei, a Apple está mantendo conversas com diversas montadoras automotivas, incluindo algumas japonesas, para chegar a um acordo sobre a fabricação do seu veículo elétrico. Isso não significa que as negociações com a Hyundai/Kia estão furadas, e sim que a Maçã está explorando outras possibilidades de acordo — no momento, segundo a reportagem, Cupertino conversa com seis montadoras asiáticas.

Um dos executivos japoneses ouvidos pela matéria confirmou os rumores, sob condição de anonimato: “Eu não sei se o martelo será batido pela montadora coreana. Nós estamos negociando o local onde a Apple montará [o veículo].”

Publicidade

O problema, no momento, é que as montadoras japonesas têm a mesma preocupação manifestada anteriormente pela Hyundai: de que, no modelo de negócios horizontal proposto pela Apple, elas ficariam relegadas a uma mera posição de fabricante que recebe o projeto já pronto — sem colher, portanto, o reconhecimento e os frutos dos avanços tecnológicos.

Segundo o analista da Bloomberg Tatsuo Yoshida, outra questão é que as montadoras japonesas já estão bem ocupadas com suas próprias tarefas (desenvolvimento, fabricação, vendas, serviço ao consumidor) para firmar um contrato tão ambicioso com a Apple. Yoshida citou, entretanto, os casos da Nissan e da Mitsubishi — duas empresas que, segundo ele, “não estão fazendo muita coisa, então poderiam assinar”.

O fato é que, até segunda ordem, o caminho da Kia parece ser o mais provável — até mesmo considerando uma reportagem recente do Wall Street Journal, a qual afirmou que a sul-coreana e a Apple já estão buscando contatos para fortalecer a cadeia de fornecimento do “Apple Car”.

Publicidade

Enfim: parece que as coisas estão caminhando.

via iMore

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Tem um Apple Watch? Participe do Desafio do Mês do Coração!

Próx. Post

Apple TV+ recebe 11 indicações a prêmio de visibilidade negra

Posts Relacionados