O melhor pedaço da Maçã.

FSF lançará campanha em favor da abertura de softwares em Genius Bars da Apple

Numa iniciativa simbólica, a Free Software Foundation (FSF) está planejando uma nova campanha intitulada Apple Challenge, na qual pretende pressionar a Apple em vias de uma maior abertura dos códigos de seus softwares.

Publicidade

A organização solicita que todos os apoiadores agendem horários em Genius Bars de Apple Retail Stores do mundo todo nesta sexta-feira ou no sábado e questionem os especialistas sobre as políticas corporativas da Maçã acerca do iPhone 3G e seu software, sob a crença de que hardwares e softwares protegidos contra cópias seriam “defeituosos”.

As perguntas — que poucos dos técnicos da Apple deverão responder — incluem dúvidas sobre o porquê de ela não permitir a publicação de códigos-fonte de aplicativos para iPhones, por que a Apple continua vendendo músicas protegidas por DRM na iTunes Store e por que ela não suporta formatos de mídia abertos, como FLAC, Ogg Theora e Ogg Vorbis. O questionário sugere, até mesmo, que o software fechado de GPS dos iPhones 3G permitiria que a Apple registrasse a localidade dos consumidores sem seu conhecimento.

Apesar de válida, a iniciativa não é nada legal se pararmos para pensar que muitos consumidores serão prejudicados por esperadas nas filas das Genius Bar enquanto aguardam por atendimentos “verídicos” marcados com os técnicos da Apple.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Microsoft bane software que instalava tema do Windows Vista em iPhones

Próx. Post

Dell também quer seu próprio concorrente do iPod

Posts Relacionados