O melhor pedaço da Maçã.

iOS é mais seguro do que Android por não ter sideloading, diz Apple

mokjc / Shutterstock.com
iOS e Android - iPhone encostado em um Android

Em resposta à proposta de lei europeia Digital Markets Act (Ato Legislativo sobre os Mercados Digitais), a qual poderia forçar o sideloading de aplicativos no iPhone na Europa, a Apple compartilhou um documento [PDF] que destaca os riscos de segurança e privacidade dessa prática — a qual refere-se à instalação de aplicativos fora da App Store, como a partir de um site ou de uma loja de aplicativos de terceiros.

Publicidade

Já de início, o documento adota uma postura rígida contra o sideloading, alegando que a prática “prejudicaria a privacidade e as proteções de segurança que tornaram o iPhone tão seguro e exporia os usuários a sérios riscos de segurança”. Nesse sentido, a Maçã também destaca que o número de malwares no Android (que suporta sideload) foi de 15 a 47 vezes maior do que no iPhone nos últimos quatro anos.

Por outro lado, a Apple afirmou que são raras as ocorrências de malwares no iOS e que muitos dos ataques à plataforma são “com alvos estreitos”.

A Apple acrescentou, ainda, que “os especialistas geralmente concordam que o iOS é mais seguro em comparação ao Android, em parte porque a Apple não oferece suporte a sideloading“.

Publicidade

Forçar a Apple a oferecer suporte ao sideload no iOS por meio de downloads diretos ou lojas de aplicativos de terceiros enfraqueceria essas camadas de segurança e exporia todos os usuários a novos e sérios riscos de segurança: permitiria que aplicativos prejudiciais e ilegítimos alcançassem os usuários com mais facilidade; isso prejudicaria os recursos que fornecem aos usuários controle sobre os aplicativos legítimos que baixam; e isso prejudicaria as proteções do iPhone no dispositivo. O sideload seria um retrocesso para a segurança e privacidade do usuário. O suporte ao sideload em dispositivos iOS basicamente os transformaria em “PCs de bolso”, voltando aos dias dos PCs cheios de vírus.

A Apple acrescentou que mesmo aqueles usuários que não desejam fazer sideloading e preferem baixar aplicativos apenas da App Store seriam prejudicados se a prática fosse imposta, uma vez que os criminosos podem enganá-los para que façam o download de aplicativos imitando a aparência da App Store ou anunciando recursos gratuitos ou exclusivos.

A Apple abordou muitos desses argumentos em um documento semelhante divulgado em junho. O CEO1Chief executive officer, ou diretor executivo. Tim Cook também já havia afirmado que o sideload de aplicativos “destruiria a segurança do iPhone” e muitas das iniciativas de privacidade da App Store.

via CNET

Notas de rodapé

  • 1
    Chief executive officer, ou diretor executivo.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Pesquisadores mostram novas táticas de ataques contra Macs

Próx. Post

Apple TV+: confira o trailer da animação “Harriet The Spy”

Posts Relacionados