Com rastreadores como os AirTags, que mostram a localização exata de algo, roubos e perdas estão se tornando cada vez mais fáceis de serem solucionados. Se, por um lado, essas situações mostram a precisão e a utilidade desses acessórios, por outro elas podem expor o que há de vergonhoso no ser humano.
Em mais uma história do tipo, Valerie Szybala compartilhou no Twitter a história de como um AirTag em sua bagagem que havia sido extraviada denunciou uma mentira da companhia aérea United Airlines.
De acordo com Szybala, sua mala extraviada estava com um AirTag. Então, ela resolveu verificar a localização de seu dispositivo e, para sua surpresa, a bagagem se encontrava em um complexo residencial há mais de um dia.
O mais assustador foi encontrar diversas malas vazias da United Airlines nessa mesma área. Achando estranho, ela entrou em contato com a empresa e, por conta das respostas, resolveu tornar a situação pública.
Conforme mensagens trocadas junto ao suporte da companhia aérea, após ela revelar saber do paradeiro da sua mala, a empresa apenas pediu para ela “se acalmar” e não se preocupar, pois entregariam a bagagem a ela.
Então, ela reforçou que via a mala em outro local e o representante se limitou a se desculpar e dizer que não sabe por que estaria mostrando esse local, já que a bagagem estaria “segura no Centro de Distribuição”. Ao serem pressionados ainda mais — perguntando sobre os direitos dos clientes com bagagem extraviada —, o suporte simplesmente parou de responder.
Até agora sua mala ainda não foi retornada, porém Szybala continuou a saga de acompanhar seu AirTag. Para seu espanto, em um momento, a bagagem se mostrava em movimento e parou em um McDonald’s. Depois de um tempo, ela retornou ao complexo residencial. Hoje mais cedo, houve mais uma atualização que mostrava a mala em um shopping, e retornando logo depois para o mesmo local.
MAJOR UPDATE: for the first time since Friday my AirTag (and hopefully luggage) appears to be on the move… it’s at a McDonalds? The plot thickens… cc: @united pic.twitter.com/y8pDwb6VDd
— valerie szybala. (@vszyb) January 2, 2023
Um usuário no Twitter chegou a sugerir que o local seria apenas usado por alguma empresa terceirizada, e a movimentação poderia ser um motorista normal que estaria prestando serviço. Ainda assim, o mais intrigante da história é o fato de a empresa mentir sobre onde a bagagem estaria e ainda tentar desmentir o que estava sendo mostrado pelo AirTag.
Esse tipo de situação tem se tornado cada vez mais recorrente e mostra o potencial desse dispositivo tão pequeno.
NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.
via AppleInsider
Atualização 03/01/2023 às 19:15
Ontem mesmo, depois de toda a “aventura” pública que virou notícia internacional, a mala foi finalmente devolvida a Szybala, intacta e com todos os seus pertences em seu devido lugar.
Apesar do final feliz, o mistério todo, porém, ainda não foi resolvido. Após ter ido novamente ao complexo residencial — desta vez, acompanhada por dois jornalistas —, Szybala recebeu uma simpática mensagem de texto de alguém que dizia ser entregador da “DCA Couriers United”, pedindo desculpas por ter enviado a mala para a pessoa errada. Então, afirmou que a entregaria ontem mesmo.
Sem perder tempo, ela ligou para o número que enviou a mensagem e, felizmente, a pessoa estava bem perto do local. Ao chegar para devolver a bagagem, o homem se surpreendeu com os jornalistas e perguntou se estava encrencado — a euforia de ter a mala de volta, porém, a impediu de questionar sobre o ocorrido.
No fim, a história contada pelo homem na mensagem foi diferente da que ela acompanhou pelo seu AirTag; e, para contribuir com o enigma, as malas que ela havia achado perto das lixeiras do local também sumiram — um residente afirmou que elas não foram levadas pelos lixeiros, mas retornaram para dentro do complexo.
Com isso, o mistério continua insolúvel, mas Szybala pontuou a necessidade de utilizar um AirTag quando viajar, assim como tirar fotos e fazer um inventário dos seus itens na mala e sempre optar por buscá-la em vez de recebê-las por entrega, já que pode ser feita por alguma empresa terceirizada.