O melhor pedaço da Maçã.

Tim Cook estaria pressionando para headset de AR/VR ser lançado este ano

Applesfera
"realityOS" e headset

Muito temos ouvido nos últimos tempos sobre o tal headset da Apple, que deverá contemplar tanto a tecnologia de realidade aumentada quanto a de realidade virtual.

Publicidade

Se, para nós, os rumores nos levam a pensar que ele estaria demorando demais para ser lançado, para a equipe que trabalha diretamente com ele a cobrança deve estar ainda pior.

Foi exatamente isso que sugeriu o Financial Times, afirmando que o CEO1Chief executive officer, ou diretor executivo. da Apple, Tim Cook, teria unido forças com o COO2Chief operating officer, ou diretor de operações. Jeff Williams para pressionar o lançamento da primeira versão do dispositivo de realidade mista ainda este ano, apesar das objeções da equipe de design da empresa.

O desenvolvimento do headset já teria atingido sete anos, o que é o dobro do tempo levado para criarem o iPhone. Devido ao fato de o lançamento ter sido adiado várias vezes ao longo dos anos, existe “uma pressão enorme” em cima da equipe, conforme contou um ex-engenheiro que trabalhou no desenvolvimento do produto.

Publicidade

De acordo com o FT, a equipe de operações da Apple desejava lançar uma “primeira versão” do dispositivo de realidade mista semelhante a óculos de esqui. Esse dispositivo permitiria que os usuários assistissem a vídeos 3D imersivos, realizassem exercícios interativos e conversassem com avatares realistas por meio de um FaceTime aprimorado.

No entanto, a equipe de design industrial da Apple foi quem se opôs, alertando para a necessidade de esperar até que uma versão mais leve dos óculos de realidade aumentada se tornasse tecnicamente viável, o que, segundo a maioria da indústria de tecnologia, poderá levar alguns anos.

O jornalista da Bloomberg Mark Gurman afirmou que essa “pressão” teria acontecido com o icônico ex-chefe de design Jony Ive, ainda por volta de 2018. Ele teria insistido em óculos de realidade aumentada por acreditar que um de realidade virtual fosse “muito fechado e ruim para o futuro”. Como resposta, a Maçã continuou o projeto transformando-o em óculos de realidade mista.

Isso aconteceu em ~2018. Jony Ive pressionou por óculos de AR acreditando que VR era muito fechado e ruim para o futuro. A Apple avançou com o headset de realidade mista (chegando na WWDC), mas se comprometeu com Ive em torná-lo multifuncional e abandonou um hub de processador sem fio.

Essa equipe de design agora responde diretamente a Williams, visto que Ive saiu da empresa em 2019. Assim, as decisões parecem estar cada vez mais nas mãos dos responsáveis pelas operações e a equipe de design vem perdendo espaço. O ex-engenheiro disse que a melhor parte de trabalhar na Apple era criar soluções de engenharia para atender aos “requisitos insanos” da equipe de design, o que tem mudado ultimamente.

Publicidade

O fato é que, se (ou quando) lançado, o headset será o primeiro produto a ser completamente desenvolvido e lançado durante a gestão de Cook, tornando-se seu legado. Os demais produtos, como o iPhone, o iPad e inclusive o Apple Watch, ainda tiveram as “mãos” (ou mente) do CEO anterior, Steve Jobs.

Seguindo os rumores recentes, portanto, esse headset de realidade mista deverá ser lançado em junho, na WWDC, e espera-se que a empresa venda apenas cerca de um milhão de unidades no primeiro ano, por conta do preço elevado de cerca de US$3.000 (segundo estimativas).

Vamos ver se tudo isso se concretizará em junho… Ansiosos?

Notas de rodapé

  • 1
    Chief executive officer, ou diretor executivo.
  • 2
    Chief operating officer, ou diretor de operações.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

App de viagens Tripsy ganha opções de fuso, clima e mais

Próx. Post

AirPods deverão ganhar recursos de saúde auditiva, diz Mark Gurman

Posts Relacionados