Para que você não corra o risco de perder as suas mensagens ao trocar de smartphone ou em caso de roubos/furtos, o ideal é sempre fazer um backup das suas conversas no WhatsApp — processo esse que ocorre por meio do iCloud, serviço da Apple.
Apesar de ser relativamente fácil fazer isso, nem sempre essa tarefa é realizada com sucesso. Por isso, separamos algumas dicas abaixo que podem lhe ajudar a resolver exatamente problemas que apareçam nessas situações.
Vamos lá?! 💬
- Certifique-se de que o aparelho está conectado a uma rede Wi-Fi estável.
- Caso esteja tentando fazer um backup usando a rede celular 4G ou 5G, veja primeiro se isso está ligado. Basta ir até Ajustes, depois tocar no seu nome (na parte superior) e em iCloud » Backup do iCloud » Fazer Backup via Rede Celular.
- Tente forçar o backup de forma manual, abrindo o WhatsApp, tocando na aba “Configurações” e depois em Conversas » Backup de conversas » Fazer backup agora.
- Uma boa dica é, enquanto o backup for realizado, configurar o iPhone para que a sua tela não apague. Para isso, abra os Ajustes, vá até Tela e Brilho » Bloqueio Automático e defina-o para “Nunca”. Não esqueça de, após concluir o backup, voltar a essa tela e redefini-la como estava antes.
- Confira se o iCloud Drive está ligado. Abra os Ajustes, toque no seu nome (na parte superior) e depois em iCloud » iCloud Drive.
- Confira se o seu iPhone está atualizado para a versão mais recente disponível, assim como o próprio app WhatsApp.
- Para que o backup do WhatsApp seja feito com sucesso, é preciso ter, no mínimo, 2,05 vezes mais espaço sobrando do que o tamanho do backup em si. Se for preciso, faça o upgrade do seu plano do iCloud.
- Veja se você está utilizando o mesmo ID Apple que usa o iCloud no momento do backup.
- Verifique se não há nenhum update do WhatsApp disponível na App Store.
- Reinicie o seu iPhone e tente fazer o backup novamente.
Tudo resolvido por aí? 😊