O melhor pedaço da Maçã.

Rússia acusa Apple de facilitar espionagem de iPhones pelos EUA [atualizado]

Reuters
Logo da Apple e bandeira da Rússia

De acordo com uma nova reportagem da Reuters, a Rússia está acusando a Agência de Segurança Nacional (National Security Agency, ou NSA) dos Estados Unidos de espionar funcionários e civis russos usando vulnerabilidades do iPhone.

Publicidade

Segundo a matéria, o Serviço Federal de Segurança da Rússia (Federal Security Service, ou FSB) disse que “descobriu um plano da NSA” que utilizou um malware anteriormente desconhecido para acessar esses dispositivos via backdoor, o qual teria afetado “milhares de iPhones”.

O FSB descobriu uma ação de inteligência dos serviços especiais americanos usando dispositivos móveis da Apple. A [Apple] fornece às agências de inteligência americanas uma ampla gama de oportunidades para monitorar qualquer pessoa de interesse da Casa Branca e seus parceiros em atividades antirrussas, além de seus próprios cidadãos.

Alegadamente, a “ação de inteligência” teve como alvo os iPhones de cidadãos russos, além de diplomatas estrangeiros baseados na Rússia, incluindo os de Israel, da Síria e da China. O FSB afirmou ter descoberto a situação com a ajuda do Serviço de Guardas Federais da Rússia, uma agência que protege os líderes do país.

No início deste ano, cabe lembrar, o Kremlin disse às autoridades envolvidas nos preparativos para a eleição presidencial de 2024 na Rússia que parassem de usar iPhones por causa de preocupações de que os dispositivos fossem “vulneráveis às agências de inteligência ocidentais”.

Publicidade

É importante ter em mente que, apesar da acusação, a Apple se resguarda de fornecer informações de dispositivos para diversos tipos de órgãos, então a ideia de que ela faria o contrário pela NSA deixa certa dúvida. Fato é que, até o momento, tanto a Maçã quanto a agência dos EUA não se pronunciaram sobre o caso.

Atualização01/06/2023 às 17:10

Em uma declaração dada ao TechCrunch, o porta-voz da Apple Scott Radcliffe disse que a empresa não se envolveu com nenhum governo e que não instalou uma backdoor em seus dispositivos, como esperado.

Nunca trabalhamos com nenhum governo para inserir uma backdoor em nenhum produto da Apple e nunca trabalharemos.

A NSA, por outro lado, ainda não comentou a acusação do órgão de segurança russo, então continuaremos acompanhando o caso.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

iOS 17: Apple poderá não anunciar sideloading na WWDC23

Próx. Post

Oferta: iPhone 14 (128GB) com 28% de desconto

Posts Relacionados